A integração da Abordagem Documental do Didático e um processo de Design para o desenvolvimento de uma plataforma de suporte ao ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p428-454Palavras-chave:
Desenvolvimento de plataforma, Processos de Design, Abordagem Documental do Didático, Planejamento docenteResumo
Neste trabalho, tratamos da integração da teoria da Abordagem Documental do Didático (ADD), com um processo de design, como metodologia para a construção de uma plataforma de suporte ao trabalho docente no ensino de geometria online. A ADD fornece aporte teórico para guiar a análise das escolhas de recursos e produção de documentos dos docentes, como também, traz a investigação reflexiva como parte metodológica para analisar as ações do professor na sua gênese documental. Dessa maneira, seguindo sete etapas de um processo de design: definir, pesquisar, idealizar, prototipar, selecionar, implementar e aprender, relacionamos as técnicas de design com métodos de pesquisa científica. Tendo como objetivo solucionar as dificuldades do planejamento docente online do ensino de geometria, montamos uma estrutura metodológica para a construção de uma plataforma. A estrutura metodológica foi composta pela aplicação de: pesquisa de campo, mapeamento do problema, método das perguntas, investigação reflexiva, brainstorming e prototipagem. Os métodos foram escolhidos de acordo com os objetivos de cada uma das sete etapas do processo de design. Em uma primeira análise, é possível identificar as potencialidades da integração da ADD com os processos de design, para produzir um artefato que auxilie as atividades docente.
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