A integração da Abordagem Documental do Didático e um processo de Design para o desenvolvimento de uma plataforma de suporte ao ensino a distância

Autores

  • Amanda Rodrigues da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Franck Bellemain
  • Auta Laurentino

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p428-454

Palavras-chave:

Desenvolvimento de plataforma, Processos de Design, Abordagem Documental do Didático, Planejamento docente

Resumo

Neste trabalho, tratamos da integração da teoria da Abordagem Documental do Didático (ADD), com um processo de design, como metodologia para a construção de uma plataforma de suporte ao trabalho docente no ensino de geometria online. A ADD fornece aporte teórico para guiar a análise das escolhas de recursos e produção de documentos dos docentes, como também, traz a investigação reflexiva como parte metodológica para analisar as ações do professor na sua gênese documental. Dessa maneira, seguindo sete etapas de um processo de design: definir, pesquisar, idealizar, prototipar, selecionar, implementar e aprender, relacionamos as técnicas de design com métodos de pesquisa científica. Tendo como objetivo solucionar as dificuldades do planejamento docente online do ensino de geometria, montamos uma estrutura metodológica para a construção de uma plataforma. A estrutura metodológica foi composta pela aplicação de: pesquisa de campo, mapeamento do problema, método das perguntas, investigação reflexiva, brainstorming e prototipagem. Os métodos foram escolhidos de acordo com os objetivos de cada uma das sete etapas do processo de design. Em uma primeira análise, é possível identificar as potencialidades da integração da ADD com os processos de design, para produzir um artefato que auxilie as atividades docente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Adler, J. (2000). Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, Kluwer Academic Publishers, 3(3), p. 205-224.

Adler, J. (2010). La conceptualisation des ressources apports pour la formation

des professeurs de mathématiques. In Collection, Presses Universitares de Rennes: Paideia. Ressources vives, (pp. 23-39).

Ambrose, G. & Harris, P. (2010). Basics Design 08: Design Thinking. editora AVA book, p.202.

Bellemain, F. (2014). Análise de ambientes de geometria dinâmica colaborativa do ponto de vista da orquestração instrumental. Nuances: estudos sobre educação, 25 (2), p. 18-38. https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2936

Bellemain, F. & Trouche, L. (2016). Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Anais do LADIMA, Nov 2016, Bonito, Brasil. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01560233

Bellemain, F., Silva, A. & Rodrigues, A. (2017). LEMATEC Studium: um recurso para o desenvolvimento de material didático digital. In VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática.

Bellemain, F., Rodrigues, Amanda & Rodrigues, Anderson. (2018). LEMATEC Studium: a support resource for teaching mathematics. In Proceeding of the Re(s)sources 2018 International Conference, (pp. 255-258).

Brown, T. (2010). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução Cristina Yamagami [publicação de 2017]. Rio de Janeiro: Alta Books.

Garcia, A. C. C. (2019). DUMM – Design usage maturity model: um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas. [Tese de doutorado em design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34523

Gueudet, G. & Trouche, L. (2010). Des Ressources aux Documents, Travail du Professeur et

Genèses Documentaires. In Ressources vives: Le travail documentaire des professeurs em mathématiques. Editora Paidea, v. 1 (pp. 57-74).

Gueudet, G. & Trouche, L. (2015). Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 6 (3). https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243/1815

Lucena, S. (2016). Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. In Educar em Revista, 32 (59), p. 277-290, 2016. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43689/27731

Navas, H. (2016) Brainstorming – gerador de ideias criativas. Vida e econômica, n. 78, in Inovação & empreendedorismo. p. 4. https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/13330653/Brainstroming_gerador_de_ideias_criativas.pdf

Putman, V. & Paulus, P. (2009). Brainstorming, Brainstorming rules and decision making. In Journal of creative Behavior, Brainstorming and decision making 43(1). p. 26-39.

Rabardel, P. (1995) Les hommes et les technologies: une approchecognitive des instruments contemporains. Paris, Armand Colin.

Rocha, J. S. (2012). Aprendizagem de matemática na educação a distância online: especificações de uma interface que facilite o tratamento algébrico para aprendizagem colaborativa entre pares. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife] https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12627

Rosala, M. (2021). Using “How Might We” questions to ideate on the right problems. In Nielsen Norman Group, topic ideation, design process. https://www.nngroup.com/articles/how-might-we-questions/

Salazar, K. (2016). Diary Studius: understangind long-term user behavior and experiences. In Nielsen Norman Group, topic research methods. https://www.nngroup.com/articles/diary-studies/

Santos, R. T. (2016). Processo de desenvolvimento de software educativo: um estudo da prototipação de um software para o ensino de função. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife] https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17425

Silva, A. R. (2018). Concepção de um suporte para a elaboração de webdocumentos destinados ao ensino da geometria: o caso das curvas cônicas. [Dissertação do mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31736

Silva, A. (no prelo) O desenvolvimento de uma plataforma para o planejamento docente. In XXV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Edição15 ebrapem, UEPB/ Campina Grande - PB, nov. 2021 online.

Silva, A. & Bellemain, F. (2019). A importância de uma plataforma para auxiliar os processos de ensino da matemática. In Revista Educat, 1 (1), p. 34-44. https://periodicos.ufpe.br/revistas/educat/article/view/243934/34262

Tchounikine, P. (2011). Computer Science and educational software design: A Resource for Multidisciplinary Work in Technology Enhanced Learning. Editora Springer Verlag NY, Estados Unidos, p. 200.

Teixeira, C., Ferreira, W., Fraz, J. & Moreira, G. (2021). Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções. In Revista Devir Educação: Desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática, Edição Especial, p. 118-140. ISSN: 2526-849X

Trouche, L., Gueudet, G. & Pepin, B. (2020). Abordagem documental do didático. In: Encyclopedia of Mathematics Education. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02664943/document

Vygotsky, L. S. (1978). Thought and language [trabalho original in 1934]. Cambridge: MIT Press.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, A.; BELLEMAIN, F.; LAURENTINO, A. A integração da Abordagem Documental do Didático e um processo de Design para o desenvolvimento de uma plataforma de suporte ao ensino a distância. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 428–454, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p428-454. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56440. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS