Decisões didáticas e fatores que as influenciam no ensino de razões trigonométricas <br> Didactic decisions and factors that influence them in the teaching of trigonometric reasons

Autores

  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Elida Luberiaga
  • Jana Tragalova Université Claude Bernard Lyon 1

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p263-279

Palavras-chave:

Decisões didáticas, Abordagem documental do didático, Modelo dos níveis de atividade do professor, Teoria antropológica do didático.

Resumo

Apresentamos um estudo sobre as decisões didáticas de uma professora e a identificação de fatores que as originam em relação a seu trabalho documental para o ensino de trigonometria. Baseia-se o estudo na abordagem documental do didático; no modelo dos níveis de atividade do professor, na teoria antropológica do didático e no modelo de fatores decisórios. Seguindo os pressupostos da metodologia de investigação reflexiva, durante duas semanas, acompanhou-se o trabalho documental de uma professora sobre a elaboração de uma sequência e de uma aula de revisão sobre o ensino de razões trigonométricas. Os resultados apontam suas tomadas de decisões, desencadeadas por fatores epistêmicos (tipos de tarefas e de técnicas) ou relacionados à história didática (relação entre professora e alunos) sobre o ensino do tema. <br>

This work aims to present an analysis of a teacher’s didactic decisions and the identification of factors that raised them in relation to her documentary work for the teaching of trigonometric ratios. The study is based on the documentary approach of didactics; the model of the teaching activity; the anthropological theory of teaching; and the model of factors that influence decision-making. Based on the assumptions of the reflective research methodology, the documentary work of a teacher on the elaboration of a sequence and a revision lesson on the teaching of trigonometry was observed during two weeks. The outcomes point out that her decision-making resulted from epistemic factors (types of tasks and techniques), or was related to the didactic history (the relationship between teacher and students) on the teaching of the topic.


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Biografia do Autor

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Departamento de Educação. Área Métodos e Técnicas.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

ESPINDOLA, E. B. de M.; LUBERIAGA, E.; TRAGALOVA, J. Decisões didáticas e fatores que as influenciam no ensino de razões trigonométricas &lt;br&gt; Didactic decisions and factors that influence them in the teaching of trigonometric reasons. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 3, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i3p263-279. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39192. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)