Conhecimentos Pedagógico, Tecnológico e do Conteúdo na Formação Inicial do Professor de Matemática
Pedagogical, Technological and Content Knowledge in the Prospective Teacher Education in Mathematics

Adriana Richit, Juliane Colling

Resumo


O artigo aborda as perspectivas de uso das tecnologias digitais na formação inicial em matemática com ênfase na prática docente na educação básica. A análise, baseada nos conhecimentos tecnológico, pedagógico e de conteúdo de Mishra e Koehler, centrou-se nos documentos curriculares de um Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública federal de Santa Catarina, bem como sobre os planos de ensino das diferentes disciplinas e nos dados constituídos mediante a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com professores e estudantes do referido Curso. Os resultados apontam quatro perspectivas de articulação das tecnologias aos conhecimentos do conteúdo e pedagógico no Curso. A análise e discussão destas perspectivas indica que a articulação entre os conhecimentos pedagógico, tecnológico e do conteúdo nas atividades formativas do Curso contribuem para a formação inicial do professor em direção às mudanças nas práticas profissionais na educação básica.


Palavras-chave


Formação Inicial Docente em Matemática; Conhecimento Pedagógico, Tecnológico e do Conteúdo (TPACK); Prática Docente em Matemática

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

CHAI, Ching Sing; KOH, Joyce Hwee Ling; TSAI, Ching-Chung. A Review of Technological Pedagogical Content Knowledge. Educational Technology & Society, v.16, n.2, p.31-51, 2013.

CIBOTTO, Rosefran A. G.; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A. de. O conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na formação inicial do professor de matemática. Encontro de Produção Científica e Tecnológica – EPCT, 8., Anais... 2013.

CIBOTTO, Rosefran A. G.; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A. de. TPACK: Formação inicial do professor de Matemática. Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM, 14., Anais... México, 2015.

xxxx. Perspectivas .... 166f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – xxx.

CORACINI, Eva Graciela Reyes. A formação de professores para o uso das tecnologias digitais nos cursos de pedagogia. 186 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M.C. (Ed.). Handbook of Research on Teaching. New York: Macmillan, 1986. p.119-161.

HARRIS, Judith; MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge and Learning Activity Types: Curriculum-based Technology Integration Reframed. Journal of Research on Technology in Education, v.41, n.4, p.393-416, 2009.

LANG, Affonso Manoel Righi; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. A proposta teórica do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo e a (sub)utilização das TIC na Educação Básica. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Anais..., Buenos Aires, 2014.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. J. Introducing Technological Pedagogical Content Knowledge. Annual Meeting of the American Educational Research Association. Proceedings…New York City, March, 2008. p.24-28.

MISHRA, Punya.; KOEHLER, Matthew. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge Teachers. College Record, V.108, N.6, June 2006, p. 1017–1054 (tradução minha).

PALIS, Gilda de La Rocque. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v.12, n.3, p. 432-451, 2010.

RICHIT, Andriceli. Formação de Professores de matemática da Educação Superior e as Tecnologias Digitais: aspectos do conhecimento revelados no contexto de uma comunidade de prática online. 596f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, 2015.

SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher. v.15, n.2., p.4-14, Feb/1986.




DOI: https://doi.org/10.23925/10.23925/1983-3156.2018v21i2p394-421

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA