O potencial do GeoGebra como ferramenta de auxílio as habilidades de visualização
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p044-066Palavras-chave:
Ensino Superior, atividades, experiênciasResumo
O GeoGebra é um software de matemática dinâmica projetado para ensinar e aprender matemática. A partir da sua interface é permitido aos usuários visualizar de forma interativa o resultado de suas construções. Neste contexto, a partir das experiências didáticas da autora, este artigo tem por objetivo apresentar diferentes atividades que podem contribuir com o ensino de matemática, pensando no processo de visualização pertinente a alunos do Ensino Superior. Para tanto são apresentadas possibilidades de integrar o GeoGebra em sala de aula de diferentes disciplinas, como Álgebra Linear, Cálculo, Geometria Plana e Geometria Espacial. Nas conclusões, para além das alternativas didáticas, discute-se o quanto o GeoGebra extrapolou seus objetivos educacionais.
Downloads
Metrics
Referências
ABAR, C. A. A. P.; ALENCAR, S. V. A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de matemática. Bolema, v. 27, n. 46, 2013.
ALENCAR, H.; CÂNDIDO, L.; GARCIA, R.; MATHIAS, C. V. O GeoGebra como ferramenta de apoio ao entendimento de demonstrações em Geometria. Revista do Professor de Matemática Online. v.10, n. 4, 2022.
ALENCAR, H.; SANTOS, W.; NETO, G. S. Geometria diferencial de curvas no R2. Coleção Coletâneas de Matemática. Rio de Janeiro, SBM. 2020.
BRAGA, T. Desenho linear geométrico. São Paulo, Ícone. 1997.
CHEN, Z.; TIAN, L. The converse of Viviani's theorem. The College Mathematics Journal, v. 37, n. 5, 2006.
CHENG K., LEUNG A. A dynamic applet for the exploration of the concept of the limit of a sequence. Int J Math Educ Sci Technol. v. 46, n. 2, 2015.
CONTRERAS, J. N. Investigating Variations of Varignons Theorem Using GeoGebra. GeoGebra. International Journal of Romania, v.3. 2014.
DA SILVA, J. de A.; MATHIAS, C. V. Teorema de Varignon e suas extensões apoiadas na Investigação Matemática com o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 5, n. 2, 2016.
DANTAS, S. C.; LINS, R. C. Reflexões sobre Interação e Colaboração a partir de um Curso Online. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, p. 1-34, 2017.
GONZATO, M.; FERNÁNDEZ, M.; DÍAZ, J. J. Tareas para el desarrollo de habilidades de visualización y orientación espacial. NÚMEROS. Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 77, 2011.
GUTIÉRREZ, A. Visualization in 3-Dimensional Geometry: Search of a Framework. University of Valence, Spain, 1996.
HOHENWARTER, J.; HOHENWARTER, M.; LAVICZA, Z. Introducing dynamic mathematics software to secondary school teachers: The case of GeoGebra. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching, v. 28, n. 2, 2009.
HOHENWARTER, M. GeoGebra-didaktische Materialien und Anwendungen für den Mathematikunterricht. 334 f. Tese (Erlangung des Doktorgrades an der Naturwissenschaftlichen Fakult ̈at) - Paris-Lodron-Universit ̈at. Salzburg, 2006. Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/
bAEtIottGUG-NGgK7Ow8hmd5zsI-967B/view. Acesso em: 14 set. 2022
HOHENWARTER, M.; HOHENWARTER; J., KREIS; Y., LAVICZA; Z. Teaching and learning calculus with free dynamic mathematics software GeoGebra. In: 11th International Congress on Mathematical Education. Monterrey, Nuevo Leon, Mexico. 2008.
HOHENWARTER, M.; JONES, K. Ways of linking geometry and algebra, the case of Geogebra. Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, v. 27, n. 3, p. 126-131, 2007.
KRIPKA, R. M. L., KRIPKA, M., DE NARDIN PANDOLFO, P. C., PEREIRA, L. H. F., VIALI, L.; LAHM, R. A. Aprendizagem de Álgebra Linear: explorando recursos do GeoGebra no cálculo de esforços em estruturas. Revista Acta Scientiae, v. 19, n. 4, 2017.
LEIVAS, J. C. P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza da possibilidade da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.
LEUNG, Allen. Dragging in a dynamic geometry environment through the lens of variation. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 13, n. 2, 2008.
LOPES, J. I.; DA SILVA, J. H. M. O Pensar Reflexivo Como Objetivo do processo educativo na perspectiva de John Dewey. Revista Opinião Filosófica, v. 7, n. 1, 2016.
MATHIAS, C. V. Softwares de Geometria Dinâmica: sobre as mudanças do conhecimento tecnológico de um determinado tempo e espaço. Revista De História Da Educação Matemática, v. 7, 2021.
MATHIAS, C. V., SIMAS, F. L. B. Tarefas de Visualização em Exercícios de Geometria Espacial. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, n. 22, 2021.
MATHIAS, C. V.; DA SILVA, H. A.; LEIVAS, J. C. P. Provas sem palavras, visualização, animação e GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 8, n. 2, 2019.
MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula. Tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo, Livraria da Física, 2009.
MONZON, L.; BASSO, M. GeoGebra e Impressão 3D: desenvolvendo o Pensamento Geométrico Espacial. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, p. 276-285, 2019.
NÓBRIGA, Jorge Costa; SIPLE, Ivanete Zuchi. Livros Dinâmicos de Matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 2, 2020.
OKTAÇ, A. Understanding and visualizing linear transformations. Invited Lectures from the 13th International Congress on Mathematical Education. Springer, Cham, p. 463-481, 2018.
PLASS, J. L.; HOMER, B. D.; HAYWARD, E. O. Design factors for educationally effective animations and simulations. Journal of Computing in Higher Education, v. 21, n. 1, p. 31-61, 2009.
SETTIMY, T. F. O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em geometria espacial. VIDYA, v. 40, n. 1, 2020.
STUPEL, M.; SIGLER, A.; JAHANGIRI, J. Teaching proofs without words using dynamic geometry. The Mathematical Gazette, v. 103, n. 557, 2019.
VERHOEF, N. C.; COENDERS, F.; PIETERS, J. M.; VAN SMAALEN, D.; TALL, D. O. Professional development through lesson study: teaching the derivative using GeoGebra. Professional development in education, v. 41, n. 1, 2015.
ZIATDINOV, R.; VALLES JR, J. R. Synthesis of modeling, Visualization, and programming in GeoGebra as an effective approach for teaching and learning STEM topics. Mathematics, v. 10, n. 3, 2022.
ZICCARDI, L. R. N.; DA SILVA, C. A. F. Aprendizagem Significativa de Matemática em um Curso Superior de Engenharia Utilizando o Geogebra. Ensino da Matemática em Debate, v. 6, n. 2, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.