À busca de uma epistemologia do professor: a propósito da construção do número natural<br>Research to a epistemology of the teacher: in terms of the natural number construction

Autores

  • Wilson Pereira de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

epistemologia, número natural, construção do número

Resumo

Uma digressão acerca do conhecimento e do conhecimento matemático tendo como foco o conceito de número natural e o sistema de numeração decimal. Trata-se de um convite aos professores da educação básica, principalmente para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Discute questões adstritas ao conhecimento matemático; à construção do conceito de número natural respaldando-se em concepções da epistemologia evolucionária e da epistemologia genética. Aplica as concepções epistemológicas da matemática num exemplo baseado em experimentos com estudantes de graduação acerca da construção do número natural e do sistema de numeração decimal utilizando recursos materiais simples.A digression about the knowledge and mathematical knowledge focusing on the concept of natural numbers and the decimal numbering system. This is an invitation to teachers of basic education, mainly for teachers from early years of elementary school. One discusses issues assigned to the mathematical knowledge; to the construction of the concept of natural number based on conceptions of evolutionary epistemology and of genetic epistemology. Epistemological conceptions of mathematics are applied to an example based on experiments with undergraduates about the construction of the natural numbers and the decimal numbering system using simple materials resources.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilson Pereira de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

DE JESUS, W. P. À busca de uma epistemologia do professor: a propósito da construção do número natural&lt;br&gt;Research to a epistemology of the teacher: in terms of the natural number construction. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 797–816, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17746. Acesso em: 23 nov. 2024.