A atuação do psicólogo na prevenção de situações de emergências e desastres: conhecendo a percepção de risco da população<b>The role of the psychologist in the prevention of emergency situations and disasters: knowing the risk perception of the population
Palavras-chave:
Percepção de risco. Alunos. Psicologia social.Resumo
O projeto tem por objetivo investigar a percepção de risco da população que mora em áreas vulneráveis a desastres, por meio do levantamento da representação social sobre situações de risco de alunos de escolas localizadas no entorno destas áreas, nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá, integrantes da Região Metropolitana da Baixada Santista. O projeto abrange levantamento de dados bibliográficos e estatísticos sobre a realidade das áreas estudadas e pesquisa de campo com questionários aplicados aos sujeitos participantes. Os dados obtidos serão sistematizados, organizados e analisados tendo como norte a Psicologia SocialMetrics
Referências
BRÊTAS, José Roberto da Silva; PEREIRA, Sonia Regina. A abordagem da representação social. In: MATHEUS, Maria Clara Cassoli. Pesquisa Qualitativa em Enfrermagem. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2006, pp. 43-52.
Conselho Federal de Psicologia (C.F.P.). 1º Seminário Nacional de Psicologia das Emergências e dos Desastres: Contribuições para a Construção de Comunidades mais Seguras.Finatec/UnB - Brasília/DF. 2006. Disponível em: www.pol.org.br. Acesso em: 20/maio/2012.
MORAES, Paulo, et all. Agência Metropolitana de São Paulo (A.M.S.P.). Primac. 2002. Disponível em: http://www.agem.sp.gov.br/projetos_primac.htm. Acesso em: 20/Agos/2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).