Professores realizados em suas longas carreiras: contribuições para a formação de futuros professores.
Palavras-chave:
Profissão docente, formação de professores, mudanças e permanênciasResumo
Resumo Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada durante mestrado em Educação (Freund, 2009). Pretende destacar fatores que contribuíram para gerar e manter satisfação, entusiasmo no trabalho, comprometimento e preocupação com o aprendizado dos alunos por professores com longo tempo de carreira, através de mudanças e permanências. De seus depoimentos são extraídos exemplos e reflexões que em muito podem contribuir para a formação inicial e continuada de professores. Palavras-chave: Profissão docente; formação de professores; mudanças e permanências Abstract This paper is based on a study for master dissertation in Education (Freund, 2009). It focus on factors that have contributed to teachers’careers in order to maintain their satisfaction, enthusiasm, committment and concern for the learning of the students through variations and permanences. From these teachers’ long career, we could take examples and reflections that should contribute to improve the initial and continuing teacher preparation. Key words: Teaching profession; teacher preparation, variation and permanence.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-04-10
Como Citar
FREUND, C.; LUDKE, M. Professores realizados em suas longas carreiras: contribuições para a formação de futuros professores. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2832. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).