Professores realizados em suas longas carreiras: contribuições para a formação de futuros professores.

Autores

  • Cristina Freund Colégio Sion e Colégio Pedro II
  • Menga Ludke Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Profissão docente, formação de professores, mudanças e permanências

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada durante mestrado em Educação (Freund, 2009). Pretende destacar fatores que contribuíram para gerar e manter satisfação, entusiasmo no trabalho, comprometimento e preocupação com o aprendizado dos alunos por professores com longo tempo de carreira, através de mudanças e permanências. De seus depoimentos são extraídos exemplos e reflexões que em muito podem contribuir para a formação inicial e continuada de professores. Palavras-chave: Profissão docente; formação de professores; mudanças e permanências Abstract This paper is based on a study for master dissertation in Education (Freund, 2009). It focus on factors that have contributed to teachers’careers in order to maintain their satisfaction, enthusiasm, committment and concern for the learning of the students through variations and permanences. From these teachers’ long career, we could take examples and reflections that should contribute to improve the initial and continuing teacher preparation. Key words: Teaching profession; teacher preparation, variation and permanence.

Metrics

PDF views
889
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026106
|

Downloads

Publicado

2010-04-10

Como Citar

FREUND, C.; LUDKE, M. Professores realizados em suas longas carreiras: contribuições para a formação de futuros professores. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2832. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos