A linguagem de descrição: uma possibilidade de fazer pesquisas no campo da educação matemática<br>The language of description: a possibility of doing research in the field of mathematical education
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p199-223Palavras-chave:
Pesquisa. Metodologia. Bernstein. Linguagem de Descrição.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar textos de pesquisas com a trajetória metodológica no campo da educação matemática, desenvolvidas por meio da linguagem de descrição de Basil Bernstein, na Bahia. A trajetória metodológica adotada envolveu uma abordagem qualitativa, por meio da análise documental. Como resultados, os textos analisados sugerem que a pesquisa com o uso do modelo metodológico da linguagem de descrição possibilita movimentos cíclicos, a saber: partindo da teoria para iluminar a empiria, podendo produzir as categorias a priori; legitimando que os dados empíricos podem ampliar o campo teórico, favorecendo a produção de categorias analíticas, levantadas pela teoria e, retroalimentando campo teórico e empírico, a empiria e a teoria dialogam de tal forma que um campo ampara o outro, ainda que possa haver diálogo com o próprio campo, subsidiado pela teoria.
This paper aims to analyze research texts from the methodological trajectory in the field of Mathematical Education which has been developed through the description language of Basil Bernstein in Bahia. The methodological design adopted has involved a qualitative approach, through documentary analysis. As for the results, the analyzed texts suggest that the research using the methodological model of the description language allows a cyclical movement: starting from the theory to shed light on the empiria, thus, it is able to produce the categories previously; legitimizing that the empirical data can broaden the theoretical field, favoring the production of analytical categories raised by the theory and theoretical feedback and empirical field, empiricism and theory dialogue in such a way that one field supports the other, although there may be dialogue with themselves, subsidized by theory.
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