A formação de professores de matemática na interface com a residência pedagógica

experiências e resistências em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p446-468

Palavras-chave:

Formação, Estágio, Residência pedagógica, Dispositivo, Experiência

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar as experiências vivenciadas por licenciandos em matemática na interface com o dispositivo formativo da residência pedagógica durante a pandemia.  Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault. Optamos pela análise documental de um corpus constituído de portarias, editais e relatórios de estágio que nos deram indícios sobre quais linhas de força do dispositivo são reforçadas com a implementação do programa em tempos de pandemia. Diante disso, tomamos como referência duas unidades de análise: a) a fratura no planejamento e a constituição do sujeito estudante-residente; b) o sujeito da experiência e a construção do conceito matemático. De maneira geral, os modos de resistência operacionalizados atravessaram os dispositivos colocando em linhas de força sentidos, direções, que constituíram os estudantes-residentes. Os resultados indicam que esses sujeitos se transformam a si mesmos, o que implica deslocamentos e mudanças.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Cristina de Macêdo Santana, Universidade EStadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), mestrado (2006) ), doutorado (2015) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e colaboradora do mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade - CETENS/UFRB. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em formação de professores de matemática, trabalho colaborativo com professores de matemática, Modelagem Matemática, materiais curriculares educativos (MCE) e politicas públicas. Líder do Grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação Matemática do Nordeste (NEPEMN). Coordenadora do Grupo Colaborativo de Matemática e Educação (GCMEduc) Membro fundador do Grupo colaborativo Observatório de Educação Matemática - OEM e membro do Grupo de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), ambos coordenados pelo professor Dr. Jonei Cerqueira Barbosa, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É cordenadora do GT 19 Educação Matemática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Regional Nordeste (2020-2022). Atualmente, é VICE-coordenadora do GT07- Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)(2021-2024) e editora da ReviSem.

Tailane de Jesus Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Especialização em Metodologias de Ensino de Matemática

Referências

Aspis, R. L. (2011). Um ensino de Filosofia e resistência política e (des)governamentalidade e subversões. Educação em Revista, 12 (1), 169-180.

Borba, R. E. de S. R. (2017). Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na escolarização inicial. Zetetiké, 25 (1), 117–134.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2018). Edital nº 06/2018 Capes Programa Residência Pedagógica. CAPES: Brasília. http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_ PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2020).. Edital n. 01/2020. CAPES: Brasília. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf/view

Castro, E. (2016). Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores (2a ed.). Autêntica.

Costa, R. M. da, & Ventura, P. P. B. (2020). Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de Licenciandos em Matemática. Research, Society and Development, 9 (8), 1-22.

Cruz, K. S. (2017). O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UERN/NATAL [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24231

Davis, B., & Renert, M. (2014). The Math Teachers Know: Profund Understanding of Emergent Matematics. London: Routledge Taylor & Francis Group.

Ferreira, L. H., & Barbosa, A. (2020). Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, 15, 1-24.

Ferreira, P. de F., & Fonseca, M. S. (2017). A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagógico: a formação matemática nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25 (97), 809 – 830.

Fiorentini, D., Passos, C. L. B, & Lima, R. C. R. (orgs.). (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. FE-Unicamp. https://www.fe.unicamp.br/pffe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf

Foucault, M. (2018). História da sexualidade I: a vontade de saber (7a ed.). Edições Graal.

Foucault, M. (2017). Sobre a história da sexualidade. In R. Machado (orgs.). Microfísica do poder (pp. 22-34). Paz e Terra.

Gallo, S. (2017). Insurreições escolares? In M. Rago & S. Gallo (orgs.). Michel Foucault e as insurreições: É inútil revoltar-se? (pp. 311-324). CNPq, Capes, Fapesp, Intermeios.

Knijnik, G., Wanderer, F., & Oliveira, C. J. de. (2012). Cultural Differences, Oral Matematics, and Calculators in a Teacher Training Courseof the Bazilian Landless Moviment. In: H. Forgasz, & F. Rivera (Editors). Towards Equity in Mathematics Education Gender, Culture, and Diversity. Verlag Berlin Heidelberg: Springer, p. 245 – 259.

Kleiner, I. (1993). Functions: Historical and Pedagogic Aspects. Science & Education, 12, 183-209.

Larrosa, B. J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20-28.

Ministério da Educação (MEC). (2015). Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília.

Ministério da Educação (MEC). (2020). Parecer CNE/CP n° 5/2020. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. MEC: Brasília.

Moretti, V. D. (2011). A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Educação, , 34(3), 385-390.

Marinho, C. M. (2017). A potência da educação de subjetividades insurgentes para uma política outra. In M. Rago & S. Gallo (orgs.). Michel Foucault e as insurreições: É inútil revoltar-se? (pp. 249-260). CNPq, Capes, Fapesp, Intermeios.

Moura, M. O., & Moretti, V. D. (2003). Investigando a Aprendizagem do Conceito de Função a partir dos Conhecimentos Prévios e das Interações Sociais. Ciência & Educação, 9(1), 67-82.

Oliveira, H., Ferreira, R. T., & Jacint, H. Da globalização ao confinamento: como fica a educação (matemática)? Revista Quadrante, 29(1), 1-7.

Oliveira, C. C. de, & Souza, O. A. (2017). Planejamento escolar na concepção docente: uma reflexão sobre a práxis pedagógica School planning in teacher conception: a reflection on pedagogical práxis. Educação Matemática Debate, Montes Claros, 1 (2), 154-172.

Paiva, N. P. (2020). Residência Pedagógica na Política Educacional: formação, experiência e impasses. In: M. R. A. Pereira, M. Bispo & U. C. Anacleto (orgs.) Residência Pedagógica: pesquisa, formação e competências docentes (1a ed., pp. 177-198). Pontes Editores.

Pereira, M. R. A. Formação Inicial e Profissionalização docente: contribuições do programa residência pedagógica. In: M. R. A. Pereira, M. Bispo & U. C. Anacleto (orgs.) Residência Pedagógica: pesquisa, formação e competências docentes (1a ed., pp. 19-40). Pontes Editores.

Paraíso, M. (2012). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Mazza.

Ribeiro, V. (2013). Currículo e MST: relações de poder-saber e a produção da “subjetividade lutadora” [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97HJUK/1/vandiner_ribeiro_21_marco_2013.pdf

Santana, F. C. M. (2021). Formação-continuada em modelagem matemática na modalidade remota: associações entre humanos e não humanos. Anais do 8o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1497- 1510). https://www.even3.com.br/anais/viiisipemvs2021/381391-formacao-continuada-em-modelagem-matematica-na-modalidade-remota--associacoes-entre-humanos-e-nao-humanos/

Santana, F. C. M., & Barbosa, J. C. (2019). A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação. ReviSeM, 4(2), 1-24.

Santana, F. C. M., & Barbosa, J. C. (2020). O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação, 25, 1-21.

Santos, E. (2020). EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Revista Docência e Cibercultura. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119

Santos, G. L. D., & Barbosa, J. C (2017). Um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de realizações em livros didáticos. Educ. Matem. Pesq., 19(2), 315-338.

Stassun, C. C. S., & Assmann, S. J. (2010). Dispositivo: fusão de objeto e método de pesquisa em Michel Foucault. Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, 11(99), 72-92.

Tinti, D. S., & Silva, J. F. (2020). Estudo das repercussões do programa residência pedagógica na formação de professores de matemática. Form. Doc., 13(25), 151-172.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

SANTANA, F. C. de M.; SANTANA, T. de J. . A formação de professores de matemática na interface com a residência pedagógica: experiências e resistências em tempos de pandemia. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 446–468, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p446-468. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58209. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022