A formação de professores de matemática na interface com a residência pedagógica
experiências e resistências em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p446-468Palavras-chave:
Formação, Estágio, Residência pedagógica, Dispositivo, ExperiênciaResumo
Este artigo teve por objetivo analisar as experiências vivenciadas por licenciandos em matemática na interface com o dispositivo formativo da residência pedagógica durante a pandemia. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault. Optamos pela análise documental de um corpus constituído de portarias, editais e relatórios de estágio que nos deram indícios sobre quais linhas de força do dispositivo são reforçadas com a implementação do programa em tempos de pandemia. Diante disso, tomamos como referência duas unidades de análise: a) a fratura no planejamento e a constituição do sujeito estudante-residente; b) o sujeito da experiência e a construção do conceito matemático. De maneira geral, os modos de resistência operacionalizados atravessaram os dispositivos colocando em linhas de força sentidos, direções, que constituíram os estudantes-residentes. Os resultados indicam que esses sujeitos se transformam a si mesmos, o que implica deslocamentos e mudanças.
Metrics
Referências
Aspis, R. L. (2011). Um ensino de Filosofia e resistência política e (des)governamentalidade e subversões. Educação em Revista, 12 (1), 169-180.
Borba, R. E. de S. R. (2017). Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na escolarização inicial. Zetetiké, 25 (1), 117–134.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2018). Edital nº 06/2018 Capes Programa Residência Pedagógica. CAPES: Brasília. http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_ PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2020).. Edital n. 01/2020. CAPES: Brasília. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf/view
Castro, E. (2016). Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores (2a ed.). Autêntica.
Costa, R. M. da, & Ventura, P. P. B. (2020). Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de Licenciandos em Matemática. Research, Society and Development, 9 (8), 1-22.
Cruz, K. S. (2017). O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UERN/NATAL [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24231
Davis, B., & Renert, M. (2014). The Math Teachers Know: Profund Understanding of Emergent Matematics. London: Routledge Taylor & Francis Group.
Ferreira, L. H., & Barbosa, A. (2020). Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, 15, 1-24.
Ferreira, P. de F., & Fonseca, M. S. (2017). A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagógico: a formação matemática nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25 (97), 809 – 830.
Fiorentini, D., Passos, C. L. B, & Lima, R. C. R. (orgs.). (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. FE-Unicamp. https://www.fe.unicamp.br/pffe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf
Foucault, M. (2018). História da sexualidade I: a vontade de saber (7a ed.). Edições Graal.
Foucault, M. (2017). Sobre a história da sexualidade. In R. Machado (orgs.). Microfísica do poder (pp. 22-34). Paz e Terra.
Gallo, S. (2017). Insurreições escolares? In M. Rago & S. Gallo (orgs.). Michel Foucault e as insurreições: É inútil revoltar-se? (pp. 311-324). CNPq, Capes, Fapesp, Intermeios.
Knijnik, G., Wanderer, F., & Oliveira, C. J. de. (2012). Cultural Differences, Oral Matematics, and Calculators in a Teacher Training Courseof the Bazilian Landless Moviment. In: H. Forgasz, & F. Rivera (Editors). Towards Equity in Mathematics Education Gender, Culture, and Diversity. Verlag Berlin Heidelberg: Springer, p. 245 – 259.
Kleiner, I. (1993). Functions: Historical and Pedagogic Aspects. Science & Education, 12, 183-209.
Larrosa, B. J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20-28.
Ministério da Educação (MEC). (2015). Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília.
Ministério da Educação (MEC). (2020). Parecer CNE/CP n° 5/2020. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. MEC: Brasília.
Moretti, V. D. (2011). A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Educação, , 34(3), 385-390.
Marinho, C. M. (2017). A potência da educação de subjetividades insurgentes para uma política outra. In M. Rago & S. Gallo (orgs.). Michel Foucault e as insurreições: É inútil revoltar-se? (pp. 249-260). CNPq, Capes, Fapesp, Intermeios.
Moura, M. O., & Moretti, V. D. (2003). Investigando a Aprendizagem do Conceito de Função a partir dos Conhecimentos Prévios e das Interações Sociais. Ciência & Educação, 9(1), 67-82.
Oliveira, H., Ferreira, R. T., & Jacint, H. Da globalização ao confinamento: como fica a educação (matemática)? Revista Quadrante, 29(1), 1-7.
Oliveira, C. C. de, & Souza, O. A. (2017). Planejamento escolar na concepção docente: uma reflexão sobre a práxis pedagógica School planning in teacher conception: a reflection on pedagogical práxis. Educação Matemática Debate, Montes Claros, 1 (2), 154-172.
Paiva, N. P. (2020). Residência Pedagógica na Política Educacional: formação, experiência e impasses. In: M. R. A. Pereira, M. Bispo & U. C. Anacleto (orgs.) Residência Pedagógica: pesquisa, formação e competências docentes (1a ed., pp. 177-198). Pontes Editores.
Pereira, M. R. A. Formação Inicial e Profissionalização docente: contribuições do programa residência pedagógica. In: M. R. A. Pereira, M. Bispo & U. C. Anacleto (orgs.) Residência Pedagógica: pesquisa, formação e competências docentes (1a ed., pp. 19-40). Pontes Editores.
Paraíso, M. (2012). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Mazza.
Ribeiro, V. (2013). Currículo e MST: relações de poder-saber e a produção da “subjetividade lutadora” [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97HJUK/1/vandiner_ribeiro_21_marco_2013.pdf
Santana, F. C. M. (2021). Formação-continuada em modelagem matemática na modalidade remota: associações entre humanos e não humanos. Anais do 8o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1497- 1510). https://www.even3.com.br/anais/viiisipemvs2021/381391-formacao-continuada-em-modelagem-matematica-na-modalidade-remota--associacoes-entre-humanos-e-nao-humanos/
Santana, F. C. M., & Barbosa, J. C. (2019). A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação. ReviSeM, 4(2), 1-24.
Santana, F. C. M., & Barbosa, J. C. (2020). O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação, 25, 1-21.
Santos, E. (2020). EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Revista Docência e Cibercultura. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119
Santos, G. L. D., & Barbosa, J. C (2017). Um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de realizações em livros didáticos. Educ. Matem. Pesq., 19(2), 315-338.
Stassun, C. C. S., & Assmann, S. J. (2010). Dispositivo: fusão de objeto e método de pesquisa em Michel Foucault. Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, 11(99), 72-92.
Tinti, D. S., & Silva, J. F. (2020). Estudo das repercussões do programa residência pedagógica na formação de professores de matemática. Form. Doc., 13(25), 151-172.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).