A escolha do tema do projeto de modelagem e as relações de poder entre os integrantes de um grupo<br>Modelling project theme choice and power relations among the group members
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p217-237Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Ações dos estudantes, Escolha do tema Relações de poderResumo
Neste artigo, busco compreender as relações de poder que se constituíram a partir da escolha do tema de um projeto de Modelagem. O estudo se fundamenta na abordagem teórica da Educação Matemática Crítica e na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de uma turma de 3º Ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares. O estudo é de natureza qualitativa e foram desenvolvidas observações participante e uma entrevista em grupo. A partir da análise dos dados, é possível compreender que a escolha do tema pelos estudantes pode favorecer preestabelecer relações hierarquicamente desiguais entre os estudantes, distanciando, dessa maneira, da proposta de se constituir relações democráticas em sala de aula.
In this article, I seek to understand the power relations that have been constituted from the Modelling project theme choice. The study is based on the theoretical approach of Critical Mathematics Education and on the Historical-Cultural Activity Theory. The research subjects are students of a 3rd Year Class of the Integrated Technical Course to High School in Environment, at the Federal Institute of Minas Gerais, Governador Valadares campus. The study is of qualitative nature and participant observations and a group interview were developed. From data analysis, it is possible to comprehend that the theme choice by the students can favor the preestablishment of hierarchically unequal relations among the students, thus distancing from the proposal of establishing democratic relations in the classroom.
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