Formação continuada com tecnologias: metanálise a partir de dissertações e teses (2013-2017)<br>Continuing Education with technologies: meta-analysis from dissertations and theses (2013-2017)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p361-382Palavras-chave:
Formação continuada. Matemática. TecnologiasResumo
Este artigo, tem como objetivo explicitar um panorama das pesquisas sobre formação continuada para professores que ensinam matemática na educação básica com ênfase nas tecnologias com recorte temporal de 2013 a 2017. Trata-se de estudo do tipo “metanálise”, ou seja, possui cunho bibliográfico. As dissertações e teses foram coletadas nos repositórios da Capes e BDTD, tendo sido reunido um total de 44 trabalhos, contudo somente 15 corresponderam ao objetivo proposto. Os resultados revelam a inserção de diversos instrumentos tecnológicos nos processos formativos, com destaque para os computadores. Além disso, poucas dissertações e teses abordam em seu contexto as relações subjetivas existentes nas formações, tendo destacado principalmente as atividades desenvolvidas ao longo dos processos formativos.
This article aims to explain a panorama of research on continuing teacher education for teachers who teach mathematics in basic education with an emphasis on technology and it has a temporal cut from 2013 to 2017. It is a "meta-analysis" study, that is, it has a bibliographic character. The dissertations and theses were collected in the CAPES and BDTD repositories in a total of 44 papers, however, only 15 corresponded to the proposed objective. The results reveal the insertion of several technological instruments in the formative processes, with emphasis on computers. In addition, few dissertations and theses approach in their context the subjective relations existing in the formations, mainly emphasizing the activities developed throughout the formative processes.
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