Formação continuada com tecnologias: metanálise a partir de dissertações e teses (2013-2017)<br>Continuing Education with technologies: meta-analysis from dissertations and theses (2013-2017)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p361-382Keywords:
Formação continuada. Matemática. TecnologiasAbstract
Este artigo, tem como objetivo explicitar um panorama das pesquisas sobre formação continuada para professores que ensinam matemática na educação básica com ênfase nas tecnologias com recorte temporal de 2013 a 2017. Trata-se de estudo do tipo “metanálise”, ou seja, possui cunho bibliográfico. As dissertações e teses foram coletadas nos repositórios da Capes e BDTD, tendo sido reunido um total de 44 trabalhos, contudo somente 15 corresponderam ao objetivo proposto. Os resultados revelam a inserção de diversos instrumentos tecnológicos nos processos formativos, com destaque para os computadores. Além disso, poucas dissertações e teses abordam em seu contexto as relações subjetivas existentes nas formações, tendo destacado principalmente as atividades desenvolvidas ao longo dos processos formativos.
This article aims to explain a panorama of research on continuing teacher education for teachers who teach mathematics in basic education with an emphasis on technology and it has a temporal cut from 2013 to 2017. It is a "meta-analysis" study, that is, it has a bibliographic character. The dissertations and theses were collected in the CAPES and BDTD repositories in a total of 44 papers, however, only 15 corresponded to the proposed objective. The results reveal the insertion of several technological instruments in the formative processes, with emphasis on computers. In addition, few dissertations and theses approach in their context the subjective relations existing in the formations, mainly emphasizing the activities developed throughout the formative processes.
Metrics
References
ALCÂNTARA, L. A. G. Trajetória de desenvolvimento do professor na utilização de tecnologias nas aulas de Matemática em um contexto de formação continuada. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Centro Universitário UNIVATES. Lajeado, Rio Grande do Sul, 2015.
ALMOULOUD, S. A. Didática e concepção de dispositivos informáticos educacionais. Revista Informática Aplicada. Vol. III, n. 1, jan./jun. 2007.
BARROS, Thiago. Baixe Hangouts: a convergência dos serviços de mensagem do Google. Portal TechTudo. Publicado em 12 set. 2016. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/hangouts.html>. Acesso em: 10 nov. 2018.
BATISTA, C. C. O estudo de aula na formação de professores de matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2017.
BENNEMANN, M. Formação continuada de professores de matemática com o uso das tecnologias de informação e comunicação na perspectiva da educação matemática crítica. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, SP: [s.n], 2013.
BITTAR, M. A escolha de um software educacional e a proposta pedagógica do professor: estudo de alguns exemplos da matemática. In: BELINE, W.; LOBO DA COSTA. N.M. (Org.). Educação matemática, tecnologia e formação de professores: algumas reflexões. Campo Mourão: FECILCAM, 2010. p. 215-242.
BORBA, M. C. Informática e educação matemática. Belo Horizonte. Autêntica, 2015.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>. Acesso em: 20 jun. 2018.
COSTA, N. M. L.; PRADO, M. E. B. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). v. 8, n. 16, 2015.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.
DIVIESO, L. H. I. Formação em serviço de professores dos anos iniciais no ensino fundamental para utilização de tecnologias digitais no ensino de matemática. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, 2017.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FIORENTINI, D.; SOUZA JÚNIOR, A.; MELO, G. F. A. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (Org.). Cartografias do trabalho docente: Cartografias do trabalho docente professor (a) – pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.
GOMES, L. F. Vídeos didáticos e atividades baseadas em história da matemática: uma proposta para explorar as geometrias não euclidianas na formação docente. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2017.
JESUS, C. R. As TIC nas aulas de matemática: contribuições da formação continuada na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paraná. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
LIMA, M. A. Tecnologias no ensino de matemática e na formação dos professores do município de GUARULHOS (SP). Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante Anhanguera. São Paulo, 2013.
LIMA, T. V. Professores de matemática da rede estadual em Goiânia: TDIC em perspectiva. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2017.
MATTOS, F. R. F; MORAES, T. G.; GUIMARÃES, L. C. Tecnologias de informação na comunicação de objetos matemáticos. In: JAHN, A. P.; ALLEVATO, N. S. G. Tecnologias e educação matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SEBEM, 2010.
NISXOTA, D. A. F. A formação continuada do professor na utilização de tecnologias nas aulas de matemática em um contexto de formação continuada. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.
OLIVEIRA, C. A. O laboratório de informática como apoio ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Edapeci, ano III, v. 8, n. 8, agosto de 2011.
OLIVEIRA, M. S. Formação continuada de professores de matemática: o ensino de funções quadráticas mediado pelas tecnologias digitais. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, 2015.
PERES, E. M. K. Apropriação de tecnologias digitais: um estudo de caso sobre formação continuada com professores de matemática. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.
PORTAL GOCONQR. GoConqr para Todos. Disponível em: <https://www.goconqr.com/pt-BR/info/>. Acesso em: 10 nov. 2018.
PUPO, R. A. O uso das tecnologias digitais na formação continuada do professor de matemática. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante Anhanguera. São Paulo, 2013.
ROCHA, G. D. F. Formação continuada de professores de matemática na EFAP: os significados de um grupo de professores. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, 2015.
SANTANA, C. C. M. Gestar II: proposta de formação continuada e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de Matemática. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas. Jacobina, Bahia, 2016.
SANTOS, J. B; VASCONCELOS, C. A. Linguagem digital e interativa no ensino de matemática: entre debates e reflexões. Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, São Cristóvão, SE, 2018.
SOUZA, B. L. Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
VICENTIN, F. R. A lousa digital e a aprendizagem do professor que ensina matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas. Londrina, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).