Mathematics curriculum reform in the United States: a historical perspective

Autores

  • Jeremy Kilpatrick PUC-SP
  • Georg M. A. Stanic

Palavras-chave:

reforma currículo, matemática unificada, nova matemática, standards accountability, retórica.

Resumo

Nos Estados Unidos por volta do século XX, o currículo básico do ensino pré-universitário de aritmética, álgebra, e geometria estava firmemente estabelecido. Desde então, havia reformas, mas não substanciais. Os dois esforços de reforma mais significantes durante esse século foram o movimento em direção à matemática unificada e aplicada quando do início do século e o movimento da matemática moderna nas décadas de 50 e 60. Nenhum desses esforços teve efeito no currículo escolar, embora ambos deixaram resíduos. Em cada caso, no entanto, o movimento teve um profundo efeito na comunidade da educação matemática, particularmente no ensino básico. A visão da reforma curricular como um processo técnico mais que um processo moral e ético faz com que reformadores negligenciem as abordagens básicas do discurso sobre o currículo. Abstrat In the United States by the turn of 20th century, the basic precollege mathematics curriculum of arithmetic, algebra, and geometry was firmly in place. Since then, there have been changes but no substantial reform. The two most significant reform efforts during this century have been the move toward unified and applied mathematics as the century began and the modern mathematics movement of 1950s and 1960s. Neither of these efforts had it intend effect on the school curriculum, though both left residues. In each case, however, the movement had a profound effect on the mathematics education community, particularly at the post-second level. Viewing curriculum reform as the technical rather then a moral and ethical process has led reformers to neglect the basic issues of curriculum discourse. Key-words: reform curriculum; unified mathematics; new math; standards accountability; rhetoric.

Metrics

PDF views
5,946
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026402
|

Downloads

Publicado

2011-01-02

Como Citar

KILPATRICK, J.; STANIC, G. M. A. Mathematics curriculum reform in the United States: a historical perspective. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4686. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos