Setting a new curriculum in a classroom: variability and space of freedom for a teacher.
Palavras-chave:
aritmética, prática docente, espaço de liberdade do professor, ecologia e praxiologia.Resumo
Este artigo apresenta uma análise de atividades de professores sob um dublo ponto de vista: uma análise institucional, em termos de exigências e espaço de liberdade, e uma análise de práticas de sala de aula, em termos da organização matemática e didática e em termos do estudo do discurso de professores. Abstract This paper presents an analysis of teachers’ activity according to a double point of view: an institutional analysis in terms of constraints and space of freedom, and an analysis of classroom practices in terms of mathematical and didactical organizations, and in terms of a study of teachers’ discourse. Key-words: arithmetic; teachers’ practices; teacher’s space of freedom; ecology and praxeology.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-01-02
Como Citar
RAVEL, L. Setting a new curriculum in a classroom: variability and space of freedom for a teacher. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4702. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).