As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Ensino-aprendizagem de Matemática: uma Revisão Integrativa<br>The Digital Technologies of Information and Communication and the Teaching-learning of Mathematics: an Integrative Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p229-249

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação, matemática, ensino fundamental, ensino-aprendizagem, revisão integrativa

Resumo

Resumo 

Esta revisão tem por objetivo identificar se as TDIC vêm sendo utilizadas no processo ensino-aprendizagem de matemática em nível escolar. A fim de alcançar tal meta, a metodologia utilizada compreende a revisão integrativa de literatura, via Portal da CAPES, em que foram consultadas as bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo. A busca pelos materiais publicados restringiu-se ao período de dez anos, de 2008 a 2018. Após a coleta, os dados foram organizados por meio do gerenciador de referências Mendeley. Com base nos resultados, conclui-se que a utilização de TDIC’s para o processo ensino-aprendizagem vem aumentando gradativamente e tem sido apontada como positiva. Outrossim, comprovou-se que o uso ocorre em diferentes níveis educacionais - pré-escola, ensino fundamental e ensino médio; há a utilização de diferentes metodologias, dispositivos e aplicativos – Ipad, tablet, sala de aula invertida e jogos. Embora a revisão integrativa inicial tenha como resultado 836 publicações, ao serem aplicados os filtros de inclusão e exclusão, somente 14 pesquisas corresponderam ao objetivo proposto neste estudo, sugerindo, desta forma, a existência de um nicho científico a ser explorado.

Palavras-chave: Tecnologias digitais de informação e comunicação, matemática, nível escolar, ensino-aprendizagem, revisão integrativa.

Abstract

This review aims to identify whether TDIC’s have been used in the teaching-learning process of mathematics at the school level. In order to achieve this goal, the methodology used is an integrative literature review, via the CAPES Portal, in which the Scopus, Web of Science and Scielo databases were consulted. The search for published materials was restricted to a period of ten years, from 2008 to 2018. After collection, the data were organized through the reference manager Mendeley. Based on the results, it can be concluded that the use of TDIC’s for the teaching-learning process has been gradually increasing and has been identified as positive. Furthermore, it has been proven that use occurs at different educational levels - pre-school, elementary and high school; there is the use of different methodologies, devices and applications - Ipad, tablet, inverted classroom and games. Although the initial integrative review resulted in 836 publications, when applying the inclusion and exclusion filters, only 14 studies corresponded to the objective proposed in this study, thus proving the existence of a scientific niche to be explored.

Keywords: Digital information and communication technologies, mathematics, school level, teaching-learning, integrative review.

Resumen

Esta revisión tiene como objetivo identificar si los TDIC se han utilizado en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas a nivel escolar. Para lograr este objetivo, la metodología utilizada es una revisión integradora de la literatura, a través del Portal CAPES, en el que se consultaron las bases de datos Scopus, Web of Science y Scielo. La búsqueda de materiales publicados se restringió a un período de diez años, de 2008 a 2018. Después de la recopilación, los datos se organizaron a través del administrador de referencias Mendeley. Con base en los resultados, se puede concluir que el uso de TDIC's para el proceso de enseñanza-aprendizaje ha ido aumentando gradualmente y se ha identificado como positivo. Además, se ha comprobado que el uso se da en diferentes niveles educativos: preescolar, primaria y secundaria; Existe el uso de diferentes metodologías, dispositivos y aplicaciones - Ipad, tableta, aula invertida y juegos. Si bien la revisión integradora inicial arrojó 836 publicaciones, al aplicar los filtros de inclusión y exclusión, solo 14 estudios correspondieron al objetivo propuesto en este estudio, lo que demuestra la existencia de un nicho científico a explorar.

Palabras clave: Tecnologías digitales de información y comunicación, matemáticas, nivel escolar, enseñanza-aprendizaje, revisión integradora.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Elisa Pillon, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), na área de Mídia do Conhecimento (início em 2019/1). Possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Unisociesc (2016). Possui graduação em Psicologia (Bacharelado) pela Universidade do Vale do Itajaí (2004) e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Sá de São José-SC (2007). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inovações educacionais, psicologia jurídica, gestão de pessoas, psicologia organizacional, ética, relações interpessoais e educação a distância. Atua como docente na Unisociesc (Joinville) desde 2012 com disciplinas presenciais e a distância. 

Leila Regina Techio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), na área de Mídia do Conhecimento (início em 2019/1). Possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Unisociesc (2014). Possui graduação em Informática (Bacharelado) pela Universidade da Região de Joinville  UNIVILLE (2001) e Especialização em Administração de Marketing, Comunicação e Negócios pela INBRAPEC (2004).

Vania Ribas Ulbricht

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermídia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva.

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (duas) (UFSC,UNIVALI). Mestrado em Sociologia Política pela UFSC (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC  (2002). Tem experiência na área de mídia e conhecimento, comunicação, sociologia política, EaD, mídias digitais, atuando principalmente nos temas: comunicação e educação, mídia e conhecimento, inovação na educação, educação em rede, sociologia e tecnologia, redes e mídias sociais , Análise de Redes Sociais (ARS), vídeo e democracia, desenvolvimento sustentável e TIC’s, metodologia de pesquisa e metodologias ativas na educação.

Referências

Booth, A. (2006). Clear and present questions: formulating questions for evidence based practice, Library Hi Tech, 24 (3), 355-368. https://www.researchgate.net/publication/228325875_Clear_and_present_questions_Formulating_questions_for_evidence_based_practice.

Botelho, L., Cunha, C., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5 (11), 121-136. https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220.

Kaba, Y., & Şengül, S.. (2018). The relationship between middle school students’ mathematics anxiety and their mathematical understanding. Pegem Eğitim Ve Öğretim Dergisi, 8 (3), 599-622. http://pegegog.net/index.php/pegegog/article/view/pegegog.2018.023.

Mauladaniyati, R., & Kurniawan, D.. (2018). GeoEnzo utilization as mathematics learning media with contextual approach to increase geometry understanding. Journal Of Physics Conference Series, 1132 (1), 1-5. https://www.researchgate.net/publication/329532439_GeoEnzo_utilization_as_mathematics_learning_media_with_contextual_approach_to_increase_geometry_understanding

Miller, T. (2018). Developing numeracy skills using interactive technology in a play-based learning environment. International Journal Of Stem Education, 5 (1), 1-11. https://link.springer.com/article/10.1186/s40594-018-0135-2.

PISA 2018. (2018). https://www.oecd.org/pisa/publications/pisa-2018-results.htm.

Shih, S., Kuo, B., & Liu, Y. (2012). Adaptively Ubiquitous Learning in Campus Math Path. Educational Technology & Society, 15 (2), 298-308. https://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.15.2.298?seq=1#metadata_info_tab_contents.

Whittemore, R., & Knafl, K. (2005). The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, 52 (5), 546–553. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x.

Zengin, Y. (2017). Investigating the Use of the Khan Academy and Mathematics Software with a Flipped Classroom Approach in Mathematics Teaching. Educational Technology & Society, 20 (2), 89-100. https://www.researchgate.net/publication/315696761_Investigating_the_Use_of_the_Khan_Academy_and_Mathematics_Software_with_a_Flipped_Classroom_Approach_in_Mathematics_Teaching

Downloads

Publicado

2021-01-09

Como Citar

PILLON, A. E.; TECHIO, L. R.; ULBRICHT, V. R.; DE SOUZA, M. V. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Ensino-aprendizagem de Matemática: uma Revisão Integrativa&lt;br&gt;The Digital Technologies of Information and Communication and the Teaching-learning of Mathematics: an Integrative Review. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 229–249, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i3p229-249. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49932. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas