Perfil e produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq atuantes na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p393-429

Palavras-chave:

Educação, Educação Matemática, Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Perfil e Produção Científica

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar o perfil e a produção científica dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq atuantes na educação matemática no ano vigente de 2021. Consideramos o seguinte problema investigativo: Qual o perfil e produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq atuantes na educação matemática? Para os 37 bolsistas identificados, consideramos as variáveis tempo de doutorado; liderança em grupos de pesquisa e linhas de pesquisa; orientações concluídas; produção bibliográfica e veículos de divulgação. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se a literatura específica da educação matemática, as normas/resoluções do CNPq e da bolsa de produtividade (PQ), e a pesquisa descritiva de levantamento com abordagem comparativa e quali-quantitativa. Para produção de dados, consultamos informações dos bolsistas no CNPq, Currículo Lattes e Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Os principais resultados revelaram que o tempo de obtenção do doutorado dos bolsistas varia entre 9 a 48 anos, sendo a média 19 anos; a maioria dos bolsistas possui liderança em grupos de pesquisa e pluralidade nas linhas de pesquisa; a formação de recursos humanos de doutorado foi realizada na maior parte pelos bolsistas 1 (A, B e C) e de mestrado pelos bolsistas 1C e 2; as produções científicas de maior destaque foram trabalhos completos em anais (3.514) e artigos publicados em periódicos (3.267); e a divulgação dos artigos foi realizada em 618 periódicos diferentes com predomínio pelos nacionais (449). Entrelaçamentos entre nossa pesquisa e o produtivismo acadêmico evocaram estudos vindouros.

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Biografia do Autor

Prof. Doutorando Carlos Alex Alves , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/CAMPUS DE BAURU

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Paraíba, Brasil.

Prof. Dr. Leandro Londero da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/CAMPUS DE BAURU

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (FEUNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP – IBILCE, São José do Rio Preto. São Paulo, Brasil.

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https://doi.org/10.1590/S1413-99362013000200005.

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Publicado

2022-10-31