O uso de aplicativos no ensino de frações

reflexões no âmbito da iniciação à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p167-201

Palavras-chave:

Ensino de frações, Formação inicial de professores, Ensino remoto, Ferramentas digitais

Resumo

Este estudo é integrante do subprojeto “Formação inicial de professores que ensinam matemática por meio de residência pedagógica em práticas de numeracia em escolas públicas de Belém-PA”, do Programa Residência Pedagógica, Edital N.º 01/2020, componente curricular de matemática, do Instituto de Educação Matemática e Científica, vinculado ao curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Apresenta como objetivo relatar e analisar a proposição e implementação de uma sequência de atividades sobre frações com turmas do 6˚ ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. Metodologicamente, trata-se de um estudo com enfoque qualitativo, desenvolvido nas seguintes etapas: estudos teóricos sobre frações, diagnóstico dos níveis de aprendizagem dos alunos das turmas do 6˚ ano, elaboração de sequência de atividades, implementação dessa sequência, disponibilização de formulários eletrônicos sobre o uso dos aplicativos e aprendizagens sobre frações pelos alunos e análise do material constituído. Das respostas dadas aos formulários, é possível inferir que o uso desses aplicativos permitiu a compreensão de aspectos do conteúdo de frações de forma lúdica. Dos aprendizados, consideramos que esta prática pode ser incorporada tanto no ensino remoto quanto no presencial para mobilizar aprendizagens com significado.

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Biografia do Autor

Karen Luana Luana Braga, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (Universidade Federal do Pará).

Michelly da Silva Fernandes, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Graduada em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (Universidade Federal do Pará).

Leonardo Carlos Rodrigues Pantoja, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Licenciado em Matemática (Cefet-PA). Docente da Escola de Aplicação da UFPA.

Valéria Risuenho Marques, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciênicas e Matemática. Docente do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Lincuagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022