O programa residência pedagógica na formação docente: perspectivas de estudantes residentes em um subprojeto interdisciplinar de Biologia e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p033-073

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação de Professores de Biologia, Formação de Professores de Matemática

Resumo

O trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise qualitativa e interpretativa das implicações da participação de estudantes residentes em um subprojeto interdisciplinar de biologia e matemática, do Programa Residência Pedagógica, na constituição de suas profissionalidades e identidades docentes. Partindo dos relatos das perspectivas dos(as) estudantes, a metodologia do trabalho baseou-se na abordagem qualitativa, com análise interpretativa de conteúdo dos relatos, e categorização das falas dos(as) residentes. Os relatos foram organizados em dois momentos, no que diz respeito à participação dos(as) estudantes no programa: o período prévio e o período simultâneo à sua participação no subprojeto interdisciplinar de biologia e matemática. As análises dos relatos discentes revelam que o programa suscitou entre eles(as) e demais envolvidos(as) a compreensão da docência como exercício complexo, contextual, forjado nas práticas educativas dos/nos espaços-tempos escolares, entendidas como unidades de produção de conhecimento e saberes da/na/sobre profissão docente.

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Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE e Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia

Clívio Pimentel Júnior, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela UFBA e Docente da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

PEREIRA DA COSTA, A. .; PIMENTEL JÚNIOR, C. O programa residência pedagógica na formação docente: perspectivas de estudantes residentes em um subprojeto interdisciplinar de Biologia e Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 033–073, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p033-073. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58195. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022