O programa residência pedagógica na formação docente: perspectivas de estudantes residentes em um subprojeto interdisciplinar de Biologia e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p033-073

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação de Professores de Biologia, Formação de Professores de Matemática

Resumo

O trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise qualitativa e interpretativa das implicações da participação de estudantes residentes em um subprojeto interdisciplinar de biologia e matemática, do Programa Residência Pedagógica, na constituição de suas profissionalidades e identidades docentes. Partindo dos relatos das perspectivas dos(as) estudantes, a metodologia do trabalho baseou-se na abordagem qualitativa, com análise interpretativa de conteúdo dos relatos, e categorização das falas dos(as) residentes. Os relatos foram organizados em dois momentos, no que diz respeito à participação dos(as) estudantes no programa: o período prévio e o período simultâneo à sua participação no subprojeto interdisciplinar de biologia e matemática. As análises dos relatos discentes revelam que o programa suscitou entre eles(as) e demais envolvidos(as) a compreensão da docência como exercício complexo, contextual, forjado nas práticas educativas dos/nos espaços-tempos escolares, entendidas como unidades de produção de conhecimento e saberes da/na/sobre profissão docente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE e Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia

Clívio Pimentel Júnior, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela UFBA e Docente da Universidade Federal de Sergipe

Referências

Agud, I., & Ion, G. (2019). Research-Based Learning in Initial Teacher Education in Catalonia. Center for Educational Policy Studies Journal, 9 (2), p. 99-118. https://doi.org/10.26529/cepsj.564

Amorim, A. C., & Marques, G. M. B. A formação docente e a prática pedagógica do professor iniciante. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE/IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente - SIPD/Cátedra - UNESCO (pp. 2120-2132). Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25078_11999.pdf

Azevedo, A. R. A evasão nos cursos de licenciatura: onde está o desafio? (2019). Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 3, p. 157-190. https://doi.org/10.24109/9786558010074.ceppe.v3a5

Barcelos dos Santos, E., Martins, M., Silveira Ramos, M., Neto, H., & Mazocco Paniz, C. (2020). A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Revista Insignare Scientia, 3 (1), p. 42-56. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11018

Cartaxo, S. R. M. (2015). A relação escola e universidade: a interlocução entre os cursos de licenciatura e os anos iniciais da educação básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 7 (13), p. 45-58. https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/121

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2020). Programa de Residência Pedagógica – 2020. CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

Diniz-Pereira, J. E. (2013). A Construção do Campo da Pesquisa sobre Formação de Professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 22 (40), p. 145-154. https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445/4808

Dourado, L. F., & Oliveira, J. F. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da educação superior. In M. A. S. Aguiar & L. F. Dourado (orgs.), A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas (pp.38-43). ANPAE. https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf

Fagundes, S. B.; & Gomes, A. A. (2013). A relação universidade/escola na formação inicial de professores (pp. 22578-22592). Anais do Anais do XI Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7819_4571.pdf

Ferreira, L. M. V., & Sánchez, A. M. M. (2020). La educación médica frente a los retos de la Covid-19. Revista Internacional de Formação de Professores, 5, p. 1-7, 2020. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1870/1285

Freitas, B. M. (2020). A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará]. https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55637/7/2020_dis_bmfreitas.pdf

Lima, A. S., Silva Lima, I. M., & Oliveira, H. M. (2020). Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Educação Matemática Pesquisa, 22 (1), p. 731-752. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p731-752

Lima, M. S. L. (2012). Estágio e aprendizagem da profissão docente. Líder Livro.

Maciel, A. de O., Nunes, A. I. B. L., & Pontes Junior, J. A. de F. (2020). Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica: possibilidades para formação docente crítica. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 15 (3), p. 2223–2239. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428

Miranda, L. L., Oliveira, P. S. N., Souza Filho, J. A., & Sousa, S. K. R. B. (2018). A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção. Psicologia: Ciência e Profissão, 38 (2), p. 301-315. https://doi.org/10.1590/1982-3703005172017

Nóvoa, A. (1992). Formação de Professores e Profissão Docente. In A. Nóvoa (orgs), Os professores e a sua formação (pp. 13-33). Dom Quixote.

Oliveira, F. F. B.; Bôto, A. H. V.; Silva, S. C.; & Cavalcante, M. M. D. (2013). A relação entre teoria e prática na formação inicial docente: percepções dos licenciandos de pedagogia. Anais do V Fórum Internacional de Pedagogia (pp. 1-11). Campina Grande: Realize Editora. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3646

Oliveira, R. G. de (2019). Ressignificando a relação escola-universidade pelo tempo: dificuldades, desafios e conquistas. Revista Inter Ação, 44 (3), p. 593–608. https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56766

Perines, H. (2018). Por qué la investigación educativa no impacta en la práctica docente? Estudios sobre Educación, 34, p. 9-27. https://doi.org/10.15581/004.34.9-27

Pimenta, S. G. (1999). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In S. G. Pimenta (orgs), Saberes pedagógicos e atividade docente (pp. 15 -34). Cortez Editora.

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2012). Estágio e Docência. Cortez Editora.

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2019). Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?. Revista Brasileira de Educação, 24 (1), p. 1-20. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kZwPLnkwb7yJS9hJwdFfLDf/?lang=pt

Saraiva, L. A. M.; & Santos, J. S. (2015). As contribuições do Estágio Supervisionado I na formação do acadêmico da licenciatura (pp. 1-10). Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22251_9831.pdf

Sena Mariano, A. L., & Lopes de Freitas, L. (2022). O desenvolvimento profissional docente em diálogo com as concepções teóricas de Pierre Bourdieu: a constituição do habitus profissional no ensino de história. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 14 (29), p. 25-42. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.504

Souza, M. A. S., & Almouloud, S. A. (2019). Contribuições do PIBID na formação inicial do professor de matemática: saberes da docência. Educação Matemática Pesquisa, 21 (5), p. 589-603. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p589-603

Veiga, I. P. A. (orgs). (2008). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

PEREIRA DA COSTA, A. .; PIMENTEL JÚNIOR, C. O programa residência pedagógica na formação docente: perspectivas de estudantes residentes em um subprojeto interdisciplinar de Biologia e Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 033–073, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p033-073. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58195. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022