O poder de ação das mídias, da maternidade e dos lares na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p394-411

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Seres-humanos-com-mídias, Poder de Ação, Agency, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo desenvolvemos um ensaio acerca do poder de ação (agency) da maternidade, dos lares e das mídias em processos de produção de conhecimento. Apoiamos nossas reflexões no construto teórico seres-humanos-com-mídias, o qual foi desenvolvido no contexto da Educação Matemática e sugere que o conhecimento é produzido por coletivos de humanos e não humanos. Metodologicamente, optamos por desenvolver a análise de uma narrativa, a qual apresenta a experiência de uma docente, mãe e pesquisadora, ao elaborar uma palestra durante o período do Ensino Remoto Emergencial, decorrente da pandemia da Covid-19. A análise da narrativa nos permitiu argumentar que a produção de conhecimento foi desenvolvida pelo coletivo docente-com-maternidade-lar-software-e-internet, e não apenas pelo coletivo docente-com-software-e-internet. Identificamos, portanto, características do lar da docente que tiveram poder de ação ao longo deste processo e apontamos a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática. Neste ensaio - que combina narrativas, uma vertente da teoria da atividade, e o construto teórico seres-humanos-com-mídias – a ideia de que o poder de ação do vírus sobre humanos foi assimétrico, ganhou robustez. Em particular o efeito do vírus, da pandemia sobre mães pesquisadoras é diferenciado.

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Biografia do Autor

Débora da Silva Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Educação Matemática

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista (Unesp, Rio Claro, SP)

Livre-Docente em Educação Matemática

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

DA SILVA SOARES, D.; DE CARVALHO BORBA, M. O poder de ação das mídias, da maternidade e dos lares na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 394–411, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p394-411. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62013. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU