O poder de ação das mídias, da maternidade e dos lares na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p394-411

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Seres-humanos-com-mídias, Poder de Ação, Agency, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo desenvolvemos um ensaio acerca do poder de ação (agency) da maternidade, dos lares e das mídias em processos de produção de conhecimento. Apoiamos nossas reflexões no construto teórico seres-humanos-com-mídias, o qual foi desenvolvido no contexto da Educação Matemática e sugere que o conhecimento é produzido por coletivos de humanos e não humanos. Metodologicamente, optamos por desenvolver a análise de uma narrativa, a qual apresenta a experiência de uma docente, mãe e pesquisadora, ao elaborar uma palestra durante o período do Ensino Remoto Emergencial, decorrente da pandemia da Covid-19. A análise da narrativa nos permitiu argumentar que a produção de conhecimento foi desenvolvida pelo coletivo docente-com-maternidade-lar-software-e-internet, e não apenas pelo coletivo docente-com-software-e-internet. Identificamos, portanto, características do lar da docente que tiveram poder de ação ao longo deste processo e apontamos a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática. Neste ensaio - que combina narrativas, uma vertente da teoria da atividade, e o construto teórico seres-humanos-com-mídias – a ideia de que o poder de ação do vírus sobre humanos foi assimétrico, ganhou robustez. Em particular o efeito do vírus, da pandemia sobre mães pesquisadoras é diferenciado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora da Silva Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Educação Matemática

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista (Unesp, Rio Claro, SP)

Livre-Docente em Educação Matemática

Referências

Borba, A., Faria, N., & Godinho, T. (Orgs.) (1998) Mulher e Política: gênero e feminismo no Partido dos Trabalhadores. Editora Fundação Perseu Abramo.

Borba, M. C. (2021). The future of mathematics education since COVID-19: Humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies Mathematics. 108, 385–400. https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-021-10043-2

Borba, M. C. & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. Springer.

Borba, M. C., Scucuglia, R. R. S., & Gadanidis, G. (2014). Fases das tecnologias digitais em educação matemática: Sala de aula e internet em movimento [Phases of digital technologies in mathematics education: The classroom and the Internet in motion]. Autêntica.

Borba, M. C., Souto, D. L. P., & Junior, N. R. C. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das Tecnologias Digitais. Autêntica.

Borba, M. C., Souto, D. L P., Cunha, J. F.T & Domingues, N. S. (2023) Humans-with-media: Twenty-five years of a theoretical construct in mathematics education. In Pepin, B., Gueudet, G. & Choppin, J. (Eds.), Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Springer. (No prelo).

Bueno, B. H. C. (2021). Percepções dos alunos da Licenciatura em Matemática sobre seus estágios de docência no contexto do Ensino Remoto Emergencial. [Trabalho de Conclusão de Graduação em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. http://hdl.handle.net/10183/231263

Cunha, J. F. T. (2023). Licenciatura híbrida de Matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais. [Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso].

D’Ávila, M. (2019). Por que lutamos? Um livro sobre amor e liberdade. Planeta do Brasil.

Freitas, M. T. M. & Fiorentini, D. (2007). As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, 25(1), 63–71.

Larrosa, J. (2021). Tremores: Escritos sobre experiência. Autêntica.

Lévy, P. (1993). As tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. [The Intelligence technologies: The future of thinking in the information era]. Editora 34.

Soares, D. S. & Borba, M. C. (2022). Poder de Ação do Home Office: maternidade, trabalho docente e isolamento social. Anais do III Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática (SITEM) (pp. 1-11). Rio Claro, SP: Unesp. https//www.even3.com.br/anais/sitem2022/510506-PODER-DE-ACAO-DO-HOME-OFFICE--MATERNIDADE-TRABALHO-DOCENTE-E-ISOLAMENTO-SOCIAL

Soares, D. S. & Chiari, A. S. S. (2023) Pesquisas qualitativas, Tecnologias Digitais e Educação Matemática: impactos e vivências durante a pandemia. In Borba, M. C., Xavier, J. F. & Schünemann, T. A. (orgs): Educação Matemática: múltiplas visões sobre Tecnologias Digitais. Editora Livraria da Física. (no prelo)

Staniscuaski, F. et al. (2021). Gender, Race and Parenthood Impact Academic Productivity During the COVID-19 Pandemic: From Survey to Action. Frontiers in Psychology, 12, 1-14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.663252

Talavera, V. M. A. (2020). A Terceira Jornada de Trabalho da Mulher na Contemporaneidade. [Tese de Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador]. http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1954

Villa-Ochoa, J.A., Molina-Toro, J.F. & Borba, M.C. (2023). Roles of technologies for future teaching in a pandemic: activity, agency, and humans-with-media. ZDM Mathematics Education 55(1), 207–220. https://doi.org/10.1007/s11858-022-01429-4

Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU