Uma (Educação) Matemática Normalizadora:

Análise de Fóruns de um Curso de Extensão sobre Estudos de Gênero e Educação Matemática

Autores

  • Hygor Batista Guse Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Hugo dos Reis Detoni Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p047-070

Palavras-chave:

Educação matemática, Gêneros e sexualidades, Formação continuada, Processos de normalização, Estranhamento da matemática

Resumo

A virada sociopolítica da Educação Matemática tem possibilitado reconhecer a não neutralidade da Matemática, principalmente no que tange às questões de gênero e sexualidade. Todavia, esse movimento ainda não é muito refletido em formações iniciais ou continuadas de docentes que ensinam Matemática, assim como em práticas pedagógicas que já tenham sido publicizadas. Em função desse cenário, o objetivo desse texto é analisar as discussões de um fórum do curso de extensão “Estudos de Gênero: o que a Matemática tem a ver com isso?” voltado para (futures) docentes que ensinam (ensinarão) Matemática, sobre os possíveis estereótipos que a Matemática pode (re)produzir no que diz respeito às pessoas que dissidem das normas de gênero e sexuais. Neste estudo visamos o estranhamento da pseudoneutralidade que foi discursivamente construída como inerente à disciplina ao longo dos anos. Para isso, organizamos a análise em torno de três eixos temáticos: a (i) visão da Matemática como campo restrito ou neutro, as (ii) dinâmicas de gênero na Matemática e as (iii) práticas e materiais pedagógicos como (não) potencializadores de processos de normalização. Concluímos, a partir da análise, que a Matemática ainda é atravessada por intencionalidades de uma pequena parcela da sociedade que visa a manutenção do status quo, e apontamos a necessidade de tensionarmos e rompermos com a (re)produção de processos discriminatórios que ocorrem na/pela Matemática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hygor Batista Guse, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Master in Mathematics Education

Hugo dos Reis Detoni, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doctor in Physics and Mathematics History and Education

Referências

Bento, B. (2015). Homem não tece a dor: queixas e perplexidades masculinas. EDUFRN.

Butler, J. (2020). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade (20a ed.) Civilização Brasileira.

Detoni, H. R.; Guse, H. B. & Waise, T. S. (2022). Um olhar queer para a Educação Matematica. In A. da C. Esquincalha (Org.), Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (pp. 160-187). SBEM Nacional.

Detoni, H. R. (2023). Pesquisas sobre gênero e sexualidade no Ensino de Física: um estado do desAsTRE (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Durval, A. L. & Esquincalha, A. da C. (2022). Relações de gênero em livros didáticos de matemática: um estudo a partir de dissertações e teses brasileiras. Com a Palavra, o Professor, 7(17), 351-375.

Esquincalha, A. da C. (2022). Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. SBEM Nacional.

Fiorentini, D., Garnica, A. V. M. & Bicudo, M. A. V. (2023). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, 6. Autêntica.

Foucault, M. (2014). A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970 (24a ed.). Edições Loyola.

Foucault, M. (2020). História da sexualidade 1: a vontade de saber (10a ed.). Paz e Terra.

Goody, E. V. (2002). Matemática no Ensino Médio. (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Godoy, E. V.; Musha, F. D.; Lima, Y. C. & Silva, M. A. (2020). Gênero na matemática escolar: um ato de resistência política. Ensino em Re-Vista, 27(3), 979-1004

Guse, H. B. (2022a). Pesquisas com pessoas LGBTI+ no campo da Educação Matemática: indagando processos de (cis-hetero)normatização da área (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Guse, H. B. (2022b). “É bixa, mas é inteligente”: atravessamentos da Matemática na trajetória escolar de professores(as) LGBTI+ de Matemática. Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Guse, H. B. & Esquincalha, A. da C. (2022a). Por uma Educação Matemática desviante das (Cis-Hetero)normas: o que dizem as pesquisas envolvendo pessoas LGBTI+?, 36(74), 944-970.

Guse, H. B. & Esquincalha, A. da C. (2022b). A Matemática como um Instrumento de Poder e Proteção nas Memórias Escolares de Professoras e Professores LGBTI+ de Matemática, 16(38), 1-25.

Gutierrez, R. (2013). The sociopolitical turn in mathematics educations. Journal for Research in Mathematics Educations, 1, 01-25.

Healy, L. & Powell, A. (2013). Understanding and overcoming “disadvantage” in learning mathematics. In Clements, M. A. et al. (Eds.). Third International Handbook of Mathematics Educations (pp. 69-100).

Hottinger, S. N. (2010). Mathematics and the flight from the feminine: The discursive construction of gendered subjectivity in mathematics textbook. Feminist Teacher, 21(1), 54-74.

Louro, G. L. (2014). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista (16a ed.). Vozes.

Mendes, L. C; Reis, W. dos S. & Esquincalha, A. da C. (2022). Por que algumas pessoas se incomodam com a pesquisa sobre gêneros e sexualidades em Educação Matemática. In A. da C. Esquincalha (Org.), Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (pp. 24-46). SBEM Nacional.

Mendick, H. (2005). A beautiful myth? The gendering of being/doing “good at maths”. Gender and Educations, 17(2), 203-219.

Mendick, H. (2006). Masculinities in Mathematics. McGraw-Hill Education.

Maia, A. C. B. (2009). Sexualidade, Deficiência e Gênero: reflexões sobre definidores de normalidade. In R. D. Junqueira (Org.), Diversidade Sexual da Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas (pp. 265-291). UNESCO.

Neto, V. & Pinheiro, W. A. (2021). Análise Comparativa entre Brasil e os Estados Unidos: O Problema de Gênero em Livros Didáticos de Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, 5(1), 1-21.

Preti, O. (2010). Produção de material didático impresso: orientações técnicas e pedagógicas. UAB/UFMT.

Rands, K. (2009). Mathematical Inqu[ee]ry: beyond ‘Add-Queers-and-Stir’ elementary mathematics education. Sex Education, 9(2), 181-191.

Reis, W. dos S. & Esquincalha, A. da C. (2022). Por uma virada sociopolítica: a importância da discussão sobre gêneros e sexualidades nas aulas e na pesquisa em (Educação) Matemática. In A. da C. Esquincalha (Org.), Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (pp. 61-82). SBEM Nacional.

Santos, J. W. dos. (2019). Relações saber poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de Matemática. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil.

Schienbinger, L. (2001). O feminismo mudou a ciência?. Bauru, SP: EDUSC.

Silva, T. T. (2014). A produção social da identidade e da diferença. In T. T. da Silva (Org.), Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais (15a ed., pp. 73-102). Vozes.

Souza-Carneiro, D. V. de. (2021). A Matemática em ação no Ensino Superior: possibilidades por meio do Problem-Based-Learning. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil.

Valente, P. (2020). O “x” e o “@” não são a solução: Sistema Elu e Linguagem Neutra em Gênero. Medium. www.is.gd/sistemaelu.

Valero, P. (2018). Capital humano: o currículo de matemática escolar e a fabricação do homus oeconomicus neoliberal. In E. S. Godoy, M. A. da Silva & V. de M. Santos. (Org.), Currículos de Matemática em debate: questões para políticas educacionais e para uma pesquisa em Educação (pp. 43-68). Editora Livraria da Física.

Woodward, K. (2014). Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In T. T. da Silva (Org.), Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais (15a ed., pp. 7-72). Vozes.

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar