Narrativas de professores de matemática sobre situações vividas em classes com estudantes cegos

Autores

  • Andréa Paula Monteiro de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Iranete Maria da Silva Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p137-158

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Estudantes cegos, Educação matemática crítica,, Situação vivida, Narrativas

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa que objetivou compreender a comunicação que ocorre em classe inclusivas, a partir de narrativas de professores que ensinam matemática em classes com estudantes cegos. Fundamenta-se em estudos sobre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática Crítica para produzir dados a partir de narrativas dos professores que participaram da pesquisa, por meio de entrevistas episódicas realizadas remotamente, em 2022, no período da pandemia causada pela Covid-19. Para analisar os dados, utiliza-se – com base nas abordagens teóricas de referência – de categorias analíticas que estão associadas aos conceitos de acessibilidade e de diálogo. As análises colocam em evidência a preocupação dos professores em incluir os estudantes cegos nas atividades narradas, mesmo que, por vezes, a inclusão não tenha ficado explícita nos episódios narrados. Esses resultados confirmam os achados de outras pesquisas de que a presença de estudantes com deficiências causa dúvidas e incertezas nos professores, relacionadas tanto às escolhas didáticas quanto ao modo de agir e ensinar. Conjectura-se que a superação dessas dificuldades passa por fatores que incluem a infraestrutura física adequada, a disponibilidade de recursos apropriados ao ensino e o acesso a formação inicial e formação continuada que discutam a Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Andréa Paula Monteiro de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica

Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble-FR), com pós-doutorado em Didática da Matemática pelo Institut Français de Éducation; École Normale Supérieure de Lyon e pós-doutorado em Educação, com ênfase em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua na Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) e no Programa em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec).

Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos

Doutorado em Educação

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Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar