Narrativas de professores de matemática sobre situações vividas em classes com estudantes cegos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p137-158Palavras-chave:
Educação inclusiva, Estudantes cegos, Educação matemática crítica,, Situação vivida, NarrativasResumo
O artigo apresenta parte de uma pesquisa que objetivou compreender a comunicação que ocorre em classe inclusivas, a partir de narrativas de professores que ensinam matemática em classes com estudantes cegos. Fundamenta-se em estudos sobre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática Crítica para produzir dados a partir de narrativas dos professores que participaram da pesquisa, por meio de entrevistas episódicas realizadas remotamente, em 2022, no período da pandemia causada pela Covid-19. Para analisar os dados, utiliza-se – com base nas abordagens teóricas de referência – de categorias analíticas que estão associadas aos conceitos de acessibilidade e de diálogo. As análises colocam em evidência a preocupação dos professores em incluir os estudantes cegos nas atividades narradas, mesmo que, por vezes, a inclusão não tenha ficado explícita nos episódios narrados. Esses resultados confirmam os achados de outras pesquisas de que a presença de estudantes com deficiências causa dúvidas e incertezas nos professores, relacionadas tanto às escolhas didáticas quanto ao modo de agir e ensinar. Conjectura-se que a superação dessas dificuldades passa por fatores que incluem a infraestrutura física adequada, a disponibilidade de recursos apropriados ao ensino e o acesso a formação inicial e formação continuada que discutam a Educação Inclusiva.
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