O que pode uma disciplina de Aplicações Matemáticas?

as vozes discentes sobre questões socioeconômicas e raciais

Autores

  • Fernando Malinosky Coelho Rosa UFMS
  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Everton Dutra Colodetti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p309-331

Palavras-chave:

Sujeitos Marginalizados, Direitos humanos, Sujeitos de direito, Educação matemática inclusiva

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer reflexões sobre questões socioeconômicas que emergiram em uma pesquisa de mestrado que teve como campo a disciplina denominada Aplicações Matemáticas, no 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro periférico do município de Campo Grande/MS, no ano letivo de 2022. Para tanto, traremos excertos de podcasts, produzidos pelos alunos, com discussões que tiveram em sala de aula sobre as atividades dadas pelo professor. Por se tratar de um estudo em que o pesquisador trabalha como professor em escolas de educação básica e iria produzir os dados com seus próprios alunos, usamos a Pesquisa Participante como metodologia. Nessa direção, apresentamos os dados disponibilizados para os alunos na atividade juntamente com trechos dos podcasts que eles produziram e uma análise trazendo teóricos da área. Assim, foi possível perceber que os diálogos se estendiam em determinada temática, os alunos, por vezes, traçavam um paralelo dos dados às suas próprias condições, sejam elas relacionadas ao sexo, cor/raça, renda per capita familiar ou transporte utilizado. As tensões que eventualmente emergiram em cada cenário, diante dos múltiplos posicionamentos críticos ali envolvidos, enriqueciam as reflexões e, consequentemente, concebiam um aprendizado com mais significado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Malinosky Coelho Rosa, UFMS

Doutorado em Educação Matemática.

Thiago Donda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática

Everton Dutra Colodetti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialização em Educação de Jovens e Adultos

Referências

Almeida, S. (2019). Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA.

Arroyo, M. G. (2000). Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis, RJ: Vozes.

Arroyo, M. G. (2018). Módulo Introdutório: Pobreza, desigualdades e Educação. MEC: Secadi. Disponível em: <http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/intro.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2023.

Arroyo, M. G. (2019). Vidas Ameaçadas: Exigências-respostas éticas da Educação e da Docência. Editora Vozes: Petrópolis.

Arroyo, M., & Saraiva, A. M. (2017). Algumas questões sobre educação e enfrentamento da pobreza no Brasil. Em Aberto, 30(99), pp. 147-158.

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília.

Connell, R. W. (2000). Pobreza e Educação. In: Gentili, P. Pedagogia da exclusão: crítica ao liberalismo em educação. 6ª edição. Editora Vozes. Petrópolis.

Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra. 146p.

Freire, P. (2015). Pedagogia dos sonhos possíveis. Editora Paz e Terra.

Freire, P. (2019). Pedagogia do Oprimido. 69 ed. São Paulo: Paz e Terra.

Goes, F. L., Vieira, M. G. F., Reis, T. R., Oliveira, F. A. P. D., & Lunelli, I. C. (2021). Atlas das periferias no Brasil: aspectos raciais de infraestrutura nos aglomerados subnormais.

Malheiros, A. P. dos S., Forner, R., & Souza, L. B. (2021). Paulo Freire e Educação Matemática: Inspirações e Sinergias com a Modelagem Matemática. Perspectivas Da Educação Matemática, 14 (35), pp. 1-22.

Mesquita, A. P. S. S. (2020). Uma Análise Sociocrítica da Etnomodelagem Como uma Ação Pedagógica Para o Desenvolvimento de Conteúdos Matemáticos em uma Comunidade Periférica. Universidade Federal de Ouro Preto. Departamento de Educação Matemática. Programa de Educação Matemática. Ouro Preto/MG.

Organização das Nações Unidas. Declaração Universal de Direitos Humanos. New York: ONU; 1948.

Ortigão, M. I. R. (2005). Currículo de matemática e desigualdades educacionais. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. Rio de Janeiro/RJ.

Pitano, S. C. (2017). A Educação Problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social. Inter-Ação, 42(1). pp. 87-104.

Rodrigues, T. D. (2017). Práticas de Exclusão em Ambiente Escolar. São Paulo: Cultura Acadêmica.

Silva, G. H. G. (2017). Educação Matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 47 (165), pp. 820-846.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Tradução: Orlando de A. Figueiredo. 1. ed. Campinas: Papirus. 143p.

Publicado

2023-12-23

Como Citar

ROSA, F. M. C.; RODRIGUES, T. D. .; COLODETTI, E. D. . O que pode uma disciplina de Aplicações Matemáticas? as vozes discentes sobre questões socioeconômicas e raciais . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 309–331, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i4p309-331. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63247. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar