O que pode uma disciplina de Aplicações Matemáticas?
as vozes discentes sobre questões socioeconômicas e raciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p309-331Palavras-chave:
Sujeitos Marginalizados, Direitos humanos, Sujeitos de direito, Educação matemática inclusivaResumo
O objetivo deste artigo é trazer reflexões sobre questões socioeconômicas que emergiram em uma pesquisa de mestrado que teve como campo a disciplina denominada Aplicações Matemáticas, no 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro periférico do município de Campo Grande/MS, no ano letivo de 2022. Para tanto, traremos excertos de podcasts, produzidos pelos alunos, com discussões que tiveram em sala de aula sobre as atividades dadas pelo professor. Por se tratar de um estudo em que o pesquisador trabalha como professor em escolas de educação básica e iria produzir os dados com seus próprios alunos, usamos a Pesquisa Participante como metodologia. Nessa direção, apresentamos os dados disponibilizados para os alunos na atividade juntamente com trechos dos podcasts que eles produziram e uma análise trazendo teóricos da área. Assim, foi possível perceber que os diálogos se estendiam em determinada temática, os alunos, por vezes, traçavam um paralelo dos dados às suas próprias condições, sejam elas relacionadas ao sexo, cor/raça, renda per capita familiar ou transporte utilizado. As tensões que eventualmente emergiram em cada cenário, diante dos múltiplos posicionamentos críticos ali envolvidos, enriqueciam as reflexões e, consequentemente, concebiam um aprendizado com mais significado.
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