Análise temporal da proficiência em matemática e fatores que impactam o desempenho escolar:

uma investigação com dados da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p258-281

Palavras-chave:

Proficiência em Matemática, Modelo hierárquico, Diretoria de ensino, SARESP

Resumo

Durante o processo de escolarização básica, fatores relacionados ao ambiente familiar e à infraestrutura da escola podem influenciar o desempenho educacional do indivíduo. Os sistemas de avaliação de larga escala têm a finalidade de encontrar mecanismos para melhorar a qualidade do ensino ofertado à sociedade de forma eficaz e eficiente. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre a proficiência em Matemática dos alunos da terceira série do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas do Estado de São Paulo e as características técnico-pedagógicas e do perfil socioeconômico no qual está inserido. Para tanto, foram coletados dados relativos às notas de Matemática, bem como as respostas dadas ao questionário aplicado aos pais dos alunos participantes da edição de 2013 do SARESP. A metodologia contempla a utilização de modelos hierárquicos em dois níveis, considerando alunos aninhados em escolas. A seleção do modelo mais adequado aos dados deu-se de acordo com o Akaike Information Criteron (AIC) e o software RStudio foi empregado na modelagem. As estimações obtidas mostram que o nível de escolaridade dos pais, a renda familiar e o cumprimento das tarefas de casa pelo aluno atuam positivamente sobre o desempenho em Matemática. Por fim, destacamos que reprovações e falta de professores para algumas disciplinas geram prejuízos para o aprendizado do aluno.

Biografia do Autor

Camila Fernanda Bassetto, Universidade Estatudal Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP

Livre docente em Estatística

Driely Turi Ursini, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - FCHS/UNESP - Campus de Franca

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Franca (2017), estudou Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de São Carlos (2009-2015), foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) entre os anos de 2011 a 2013, pela subárea de Matemática UFSCar, tem experiência na área de Educação Matemática.

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Planejamento a Análise de Políticas Públicas, Área de Concentração: Desenvolvimento Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Unesp - Câmpus de Franca.

Alvaro Martim Guedes, Faculdade de Ciências e Letras - FCL/UNESP - Campus de Araraquara

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1985), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991) e doutorado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999). Atualmente é professor assistente doutor junto ao Curso de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, UNESP-FCL/CAr e professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, contabilidade pública, controle orçamentário, administração e finanças públicas.

Marco Aurélio Kistemann Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica.

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Bassetto, C. F., Ursini, D. T., Guedes, A. M., & Kistemann Júnior, M. A. (2025). Análise temporal da proficiência em matemática e fatores que impactam o desempenho escolar:: uma investigação com dados da educação básica. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 258–281. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p258-281