Análise temporal da proficiência em matemática e fatores que impactam o desempenho escolar:
uma investigação com dados da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p258-281Palavras-chave:
Proficiência em Matemática, Modelo hierárquico, Diretoria de ensino, SARESPResumo
Durante o processo de escolarização básica, fatores relacionados ao ambiente familiar e à infraestrutura da escola podem influenciar o desempenho educacional do indivíduo. Os sistemas de avaliação de larga escala têm a finalidade de encontrar mecanismos para melhorar a qualidade do ensino ofertado à sociedade de forma eficaz e eficiente. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre a proficiência em Matemática dos alunos da terceira série do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas do Estado de São Paulo e as características técnico-pedagógicas e do perfil socioeconômico no qual está inserido. Para tanto, foram coletados dados relativos às notas de Matemática, bem como as respostas dadas ao questionário aplicado aos pais dos alunos participantes da edição de 2013 do SARESP. A metodologia contempla a utilização de modelos hierárquicos em dois níveis, considerando alunos aninhados em escolas. A seleção do modelo mais adequado aos dados deu-se de acordo com o Akaike Information Criteron (AIC) e o software RStudio foi empregado na modelagem. As estimações obtidas mostram que o nível de escolaridade dos pais, a renda familiar e o cumprimento das tarefas de casa pelo aluno atuam positivamente sobre o desempenho em Matemática. Por fim, destacamos que reprovações e falta de professores para algumas disciplinas geram prejuízos para o aprendizado do aluno.
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