Análise do desempenho dos alunos em formação continuada sobre a interpretação gráfica das derivadas de uma função
Mots-clés :
Derivada de funções, Análise gráfica, Educação MatemáticaRésumé
O conhecimento que os alunos adquirem sobre derivada depende, em grande parte, das diferentes representações e abordagens apresentadas pelos professores e como elas são relacionadas a fim de evidenciar seu significado. Neste artigo, são apresentados resultados de uma investigação realizada com alunos de um curso de mestrado em Ensino de Matemática, aos quais foi aplicado um teste com o objetivo de investigar suas dificuldades em analisar e interpretar as informações explicitadas nos gráficos das funções ou de suas derivadas primeira e segunda e relacioná-las. Os resultados mostram que os alunos apresentam dificuldades de obter informações a partir de uma análise gráfica e evidenciam, também, a importância de priorizar uma abordagem gráfica sobre este conteúdo ao invés de uma abordagem predominantemente analítica. Abstract The knowledge that students obtain on derivative depends in large part on the different approaches and representations made by teachers and how they are related in order to highlight its significance. This article presents results of an investigation conducted with students in a Master’s degree in Mathematics Teaching. A test was applied to the students in order to investigate their difficulties in analyzing and interpreting the information expressed in the graphs of functions or of their first and second derivatives and in relating them. The results show that the students have difficulties in obtaining information from a graphical analysis and also show the importance of prioritizing a graphical approach on the content rather than a predominantly analytical approach. Keywords: functions derivative; graphical analysis; Mathematics Education.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-11-23
Comment citer
BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. Análise do desempenho dos alunos em formação continuada sobre a interpretação gráfica das derivadas de uma função. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 509–526, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7056. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).