A dimensão sociopolítica da matemática: em foco os processos formativos do professor indígena<br>The sociopolitical dimension of mathematics: in focus the formative processes of the indigenous teacher
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p202-215Keywords:
Educação Matemática Crítica, Professor Indígena, Empowerment, Matemacia.Abstract
O presente trabalho, de cunho teórico, objetiva discutir o processo de formação inicial de professores Kaingang no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O estudo tem aporte teórico na Educação Matemática Crítica. Propomos pensar a formação de modo a potencializar o acadêmico indígena à luz do cenário de sua cultura, com uma educação matemática para o empowerment. Para ressaltar esse potencial, tratamos da matemacia. Destacamos a necessidade de pensar os critérios utilizados na construção dos conceitos matemáticos e superar a ideologia da certeza, dada em função do pensamento hegemônico acerca da universalidade da matemática.
The present theoretical work aims to discuss the initial formation process of Kaingang teachers during Intercultural Indigenous Licentiate in Mathematics and Natural Sciences. The study has a theoretical contribution in Critical Mathematics Education. We propose to think of the formation to empower the indigenous academic in the light of the scenario of their culture, with a mathematical education for empowerment. To emphasize this potential, we are dealing with matheracy. We emphasize the need to think about the criteria used in the construction of mathematical concepts and to overcome the ideology of certainty, given as a function of hegemonic thinking about the universality of mathematics.
Metrics
References
BERNARDI, L. S.; CALDEIRA, A. D.; DUARTE, C. G. Posição de fronteira e produção de significados na educação matemática indígena. Reflexão e Ação. V.21, Especial, 2013.
BIOTTO FILHO, D. O desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus Rio Claro. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro: 2008.
BORBA, M.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em matemática. In: SKOVSMOSE, O. A educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parecer N.14/99, do Conselho Nacional de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).