<br>Tecnologias na aprendizagem da matemática: Mentoring, uma estratégia para a Formação de Professores<br>Technologies in mathematics learning: Mentoring, a strategy for teachers training

Autores/as

  • Nélia Amado PUC-SP

Palabras clave:

Tecnologias, Formação de professores, Mentoring

Resumen

A integração das tecnologias no ensino aprendizagem da matemática é amplamente recomendada. Embora se registe uma melhoria nos recursos tecnológicos nas escolas, em particular, no Brasil e em Portugal, esta tendência não é acompanhada por uma melhoria na utilização pedagógica das tecnologias em sala de aula. Os diversos relatórios da OCDE apontam para a necessidade de se continuar a investir na formação de professores para a utilização pedagógica das tecnologias. Neste artigo apresenta-se o caso de um futuro professor de matemática com uma sólida formação inicial no domínio das tecnologias que, ao iniciar a sua prática, revela dificuldades em integrar as tecnologias. O Mentoring surge como a estratégia adotada para apoiar este futuro professor na implementação das tecnologias na sua prática. O apoio constante em sala de aula com as tecnologias foi determinante na promoção do sucesso deste futuro professor na utilização de recursos tecnológicos

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Publicado

2015-12-31

Cómo citar

AMADO, N. &lt;br&gt;Tecnologias na aprendizagem da matemática: Mentoring, uma estratégia para a Formação de Professores&lt;br&gt;Technologies in mathematics learning: Mentoring, a strategy for teachers training. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 1013–1039, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/26326. Acesso em: 19 dic. 2024.