Uma investigação sobre a inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para graduandos de um curso de Administração <br> A research about the insertion of Financial Education in a Course of Service of Financial Mathematics for undergraduate students of an Administration course
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p223-249Palabras clave:
Educação Financeira. Matemática Financeira. Curso de Serviço. Ensino Superior.Resumen
A pesquisa descrita neste artigo, de caráter qualitativo, tem como temática central a Educação Financeira. O objetivo nele proposto é o de investigar se a aplicação de um Curso de Serviço de Matemática Financeira, para estudantes do Ensino Superior, de um curso de Administração, que inclua em seu bojo temas da Educação Financeira, pode despertar um espírito crítico, nas tomadas de decisões e posturas, destes futuros administradores inseridos numa sociedade de consumo. Nos inspiramos teoricamente nas ideias da Educação Matemática Crítica, nas pesquisas em Educação Financeira de Kistemann Jr. (2011), sobre a produção de significados e as tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Foi utilizado o Estudo de Caso como metodologia de pesquisa qualitativa, embasado nos trabalhos de Ponte e de Yin, que validaram as análises dos perfis dos sujeitos de pesquisa e das respostas encontradas nas atividades desenvolvidas.
The research described in this article, of a qualitative nature, has as its central theme the Financial Education. The goal of this study was to investigate whether the application for a course of service of Financial Mathematics, with themes of financial education for students in higher education from a course of the Administration, could awaken a critical spirit, in decision making, these future administrators. Our theoretical inspirations are the ideas of Mathematics Education criticism, in research on Financial Education of Kistemann Jr. (2011), Costa (2012), Hermínio (2008), Campos (2013), Barroso (2013), Resende (2013) and Teixeira (2015). We used the Case Study as a qualitative research methodology, based on the work of Ponte and Yin, which validated the analyses of the profiles of the study subjects and the responses found in the activities undertaken. As the main result of this research highlights the educational product "the insertion of financial education in a course of service of Financial Mathematics, for students of a course in Administration" which had as main objective to propose an alternative to the teaching and learning of mathematical finance in higher education, with the presentation of scenarios for research, with themes concerning the consumption and use of financial instruments
Métricas
Citas
ARAÚJO, F. C. e CALIFE, F. E. A história não contada da Educação Financeira no Brasil., 2014. Disponível em: <http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2014/08/A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-da-educa%C3%A7%C3%A3o-financeira-no-Brasil.pdf> Acesso em: 16 de ago. 2015.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. O Programa de Educação Financeira do Banco Central. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/?BCEDFIN> Acesso em: 16 ago. 2015.
BARROSO, D. F. Uma proposta de curso de serviço para a disciplina Matemática Financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de Administração. (Dissertação Mestrado Profissional em Educação Matemática) Juiz de Fora: UFJF, 2013.
ESTEVES, C. V. A virtualização como estratégia de ensino: uma abordagem hipertextual no contexto algébrico. (Dissertação Mestrado em Ensino de Ciências na Educação Básica). Rio de Janeiro: Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outras. São Paulo: UNESP, 2000.
KISTEMANN JR., M. A. Sobre a Produção de Significados e a Tomada de Decisão de Indivíduos-Consumidores. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2011.
KIYOSAKI, R. T. e LECHTER, S. L. Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. 74. reimpr. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2000.
PONTE, J. P. Estudos de Caso em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA). Rio Claro (SP), v. 19, n. 25, p. 1-23, 2006.
PROCÓPIO, R. B. Geometria como um curso de serviço para a Licenciatura de Matemática: uma leitura da perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. (Dissertação Mestrado Profissional em Educação Matemática). Juiz de Fora: UFJF, 2011.
SANDEL, M. J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SILVA, A. M. “Um Curso de Serviço para a Licenciatura em Matemática”. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, PE, 2011. Disponível em: < http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/artigos/1932.pdf> Acesso em: 15 jul. 2015.
SILVA, V. E. V. “A Matemática como um Estudo de Caso para a interdisciplinaridade do Curso de Graduação em Administração”. XIII Encontro Anual dos Cursos de Graduação em Administração no Brasil. 2002. Disponível em: <http://www.old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1079.pdf> Acesso em: 13 jul. de 2015.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Publicado em Bolema, nº 14, pag. 66 a 91, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZÔMPERO, A. F. e LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, set-dez. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).