“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático<br>"I asked if five has not a half": teacher´s actions of the first years which support mathematical reasoning
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490Palabras clave:
Raciocínio matemático, ações do professor, 1.º Ciclo do Ensino BásicoResumen
Neste artigo analisamos as ações desenvolvidas por uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático dos alunos. O objetivo foi identificar e categorizar as ações da professora durante a discussão de uma tarefa exploratória realizada em uma turma de primeiro ano do 1.º ciclo de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo que, após a transcrição, foram analisados à luz do referencial teórico em quatro categorias de análise. Os resultados sugerem que as ações da professora favoreceram os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.
In this article we analyze the actions developed by a teacher of the early years that support students' mathematical reasoning. The aim was to identify and categorize the teacher's actions during the discussion of an exploratory task carried out with first grade students of a public school in the periphery of Lisbon. Data were collected through participant observation supported by audio/video recording, which, after transcription, were analyzed according to the theoretical framework in four categories of analysis. The results suggest that the actions of the teacher favored the processes of identification of patterns, formulation of conjectures, justification, and generalization, evidencing the potential that the actions of the teachers can have in the development of students’ mathematical reasoning.
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