Conhecimentos Pedagógico, Tecnológico e do Conteúdo na Formação Inicial do Professor de Matemática<br>Pedagogical, Technological and Content Knowledge in the Prospective Teacher Education in Mathematics

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/10.23925/1983-3156.2018v21i2p394-421

Palabras clave:

Formação Inicial Docente em Matemática, Conhecimento Pedagógico, Tecnológico e do Conteúdo (TPACK), Prática Docente em Matemática

Resumen

O artigo aborda as perspectivas de uso das tecnologias digitais na formação inicial em matemática com ênfase na prática docente na educação básica. A análise, baseada nos conhecimentos tecnológico, pedagógico e de conteúdo de Mishra e Koehler, centrou-se nos documentos curriculares de um Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública federal de Santa Catarina, bem como sobre os planos de ensino das diferentes disciplinas e nos dados constituídos mediante a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com professores e estudantes do referido Curso. Os resultados apontam quatro perspectivas de articulação das tecnologias aos conhecimentos do conteúdo e pedagógico no Curso. A análise e discussão destas perspectivas indica que a articulação entre os conhecimentos pedagógico, tecnológico e do conteúdo nas atividades formativas do Curso contribuem para a formação inicial do professor em direção às mudanças nas práticas profissionais na educação básica.

The paper approaches the digital technologies use perspectives in the mathematics teacher initial education with emphasis on professional practice in basic education. The analysis was guided by theoretical perspective of technological, pedagogical and contend knowledge of Mishra e Koehler. Thus, we realize the investigation during Mathematics Licentiate of a federal public university of the State of Santa Catarina, Brazil, on which examined institutional curriculum documents and teaching plans of all disciplines. Furthermore, we examined empirical material constituted from questionnaires and interviews realized with teachers and students. The results pointed four perspectives of articulation of the technologies to de pedagogical and content knowledge. The analyses and discussion about these perspectives indicate that the articulation between pedagogical, technological and content knowledge in the formative activities contributes to the teacher initial education in direction to professional practices changes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Doutora em Educação Matemática (UNESP, Rio Claro). Pós-doutoramento em Educação (Universidade de Lisboa)

Juliane Colling, Mestre em Educação - UFFS Professora da Faculdade de Itapiranga

Mestre em Educação - UFFS
Professora da Faculdade de Itapiranga

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

CHAI, Ching Sing; KOH, Joyce Hwee Ling; TSAI, Ching-Chung. A Review of Technological Pedagogical Content Knowledge. Educational Technology & Society, v.16, n.2, p.31-51, 2013.

CIBOTTO, Rosefran A. G.; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A. de. O conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na formação inicial do professor de matemática. Encontro de Produção Científica e Tecnológica – EPCT, 8., Anais... 2013.

CIBOTTO, Rosefran A. G.; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A. de. TPACK: Formação inicial do professor de Matemática. Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM, 14., Anais... México, 2015.

xxxx. Perspectivas .... 166f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – xxx.

CORACINI, Eva Graciela Reyes. A formação de professores para o uso das tecnologias digitais nos cursos de pedagogia. 186 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M.C. (Ed.). Handbook of Research on Teaching. New York: Macmillan, 1986. p.119-161.

HARRIS, Judith; MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge and Learning Activity Types: Curriculum-based Technology Integration Reframed. Journal of Research on Technology in Education, v.41, n.4, p.393-416, 2009.

LANG, Affonso Manoel Righi; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. A proposta teórica do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo e a (sub)utilização das TIC na Educação Básica. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Anais..., Buenos Aires, 2014.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. J. Introducing Technological Pedagogical Content Knowledge. Annual Meeting of the American Educational Research Association. Proceedings…New York City, March, 2008. p.24-28.

MISHRA, Punya.; KOEHLER, Matthew. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge Teachers. College Record, V.108, N.6, June 2006, p. 1017–1054 (tradução minha).

PALIS, Gilda de La Rocque. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v.12, n.3, p. 432-451, 2010.

RICHIT, Andriceli. Formação de Professores de matemática da Educação Superior e as Tecnologias Digitais: aspectos do conhecimento revelados no contexto de uma comunidade de prática online. 596f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, 2015.

SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher. v.15, n.2., p.4-14, Feb/1986.

Publicado

2019-09-02

Cómo citar

RICHIT, A.; COLLING, J. Conhecimentos Pedagógico, Tecnológico e do Conteúdo na Formação Inicial do Professor de Matemática&lt;br&gt;Pedagogical, Technological and Content Knowledge in the Prospective Teacher Education in Mathematics. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/10.23925/1983-3156.2018v21i2p394-421. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/42562. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos