Era uma vez, um, dois, três: estudos sobre como a literatura infantil pode auxiliar no ensino da construção do conceito de número<br>Once upon a time, one two three: studies on how children's literature can aid in teaching the number concept
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p160-184Mots-clés :
Literatura Infantil e Matemática, Construção do Conceito de número, Contação de históriasRésumé
Este artigo tem por objetivo discutir a presença de elementos matemáticos nas histórias infantis (contos clássicos) que possam contribuir para que as crianças, da Educação Infantil, desenvolvam os processos mentais necessários à construção do conceito de número. O artigo se divide em três partes: na primeira, o texto discorre sobre a importância da Literatura para o desenvolvimento infantil; na segunda, são discutidos os processos mentais que constituem a formação do conceito de número; na terceira, é analisado o entrelaçamento entre literatura infantil e Matemática e apontado um exemplo, extraído da história “Cachinhos Dourados”, com o qual o professor poderá trabalhar os conceitos de correspondência, comparação, seriação e ordenação. O texto visa a estimular os professores a dirigirem um olhar matemático às histórias infantis.
This study aims to discuss the occurrence of mathematical elements in children’s stories (classic tales) which can contribute to promote mental processes needed for the number concept development by children. The study is divided into three parts: first, authors who defend that literature is, for the child, an important tool to understand the world, once it allows the establishment of a relationship between fiction and reality, as well as provides an extension of the child's linguistic domain, are listed; in the second part, the mental processes that constitute the number concept development are discussed; finally, in the third part, the intertwining of children’s literature and mathematics is analyzed and an examples are drawn from the story “Goldilocks”, with which the teacher can work on correspondence, comparison, serialization and ordering concepts. In spite of only one example being given, the discussion is broad, inasmuch as the text aims to encourage teachers to take a mathematical look into children’s stories in order to diversify the ways they teach mathematics by linking it to the imaginary.
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