Uma discussão sobre a definição de limite de uma sequência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p515-533

Palavras-chave:

Limite de sequência, Definição formal, , Representaçõe, Ensino superior

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo sobre dificuldades no processo de aprendizagem da definição de limite de uma sequência. É uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar as ações de um sujeito ao lidar com uma situação envolvendo essa definição. Para isso, trouxemos uma discussão sobre os conceitos envolvidos no campo conceitual dessa definição, juntamente com a análise de uma situação proposta. Os dados foram produzidos por meio da produção escrita e oral, coletada pelas folhas de resolução da atividade e por áudio e vídeo produzidos durante a sessão realizada. As análises evidenciam a dificuldade em se desvincular de representações gráficas mobilizadas para tratar situações particulares, no caso de sequências que convergem, mesmo quando o sujeito é confrontado com estudo dos elementos conceituais envolvidos na definição formal.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, UFMS

Educação Aberta e a Distância/ Licenciatura em Matemática

Claudemir Aniz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

MONTEIRO DA SILVA BURIGATO, S. M.; ANIZ, C.; MILENA RAMOS CARVALHO , L. Uma discussão sobre a definição de limite de uma sequência. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 515–533, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p515-533. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66336. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo