Rumo a um modelo epistemológico de referência compartilhado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p462-492

Palavras-chave:

Epistemologia,, Ensino, Limite, Modelo

Resumo

Este texto foi elaborado para divulgar a proposta do Grupo de Estudo do Cálculo no Ensino Médio e no Ensino Superior, liderado pelos pesquisadores Dr. Pierre Job (ICHEBrussels Management School-Bélgica) e Dr. Luiz Márcio Santos Farias (UFBA-Brasil), cujo objetivo é criar um trabalho conjunto Brasil-Bélgica, em busca de um Modelo Epistemológico de Referência para o ensino de Cálculo e Análise. Em 2023, no Seminário Estudos Integrados: Cálculo no Ensino Médio e no Superior, na PUC/SP, o Prof. Job apresentou aspectos da pesquisa realizada na Bélgica, baseada em um Modelo Epistemológico de Referência, na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria Antropológica do Didático, com relação ao conceito de limite. Para motivar professores de Cálculo a se engajarem nessa pesquisa, resumem-se os acontecimentos de dois dos três dias do Seminário. Na primeira parte do texto, relatam-se as questões propostas no primeiro dia, seguidas por uma reflexão sobre algumas delas, questões essas que servem de modelo para o levantamento inicial de dificuldades que poderão dar resposta a três questões abertas: as premissas usadas na Bélgica são válidas no contexto brasileiro? É possível construir uma estrutura teórica comum que permita questionar o ¨status¨ de obstáculo epistemológico e a principal dificuldade encontrada no ensino dos conceitos de limite, derivada e integral? Que tipo de experimento é possível planejar em conjunto para testar esse Modelo? Na segunda parte do texto, apresenta-se um resumo da exposição feita pelo Prof. Job, no segundo dia, sobre a pesquisa desenvolvida na Bélgica.

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Biografia do Autor

Ana Maria Velloso Nobre, PUC/SP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1968) e Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professor assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, ensino de Álgebra, ensino de Cálculo, livros didáticos.

Vera Helena Giusti de Souza, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

NOBRE, A. M. V.; SOUZA, V. H. G. de . Rumo a um modelo epistemológico de referência compartilhado?. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 462–492, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p462-492. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66635. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo