Práticas lúdicas na Educação Matemática Escolar: a escola nos fluídos da Modernidade líquida
Playful practices in teaching Math: school in the fluids of Liquid Modernity

Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte

Resumo


O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática).


Palavras-chave


Lúdico; Educação Matemática Escolar; Modernidade líquida

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Z. (2008). Vida para consumo: a transformação de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

BAUMAN, Z. (2007). Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

BERNARDI, M.; MOTERLE, A. L.; NITSCHKE, A.; BACH, C.; BURNIER, D. J.; RIGO, M. Z. (2013). Inserção De Jogos No Processo De Ensino-Aprendizagem De Geometria. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

BRITO, C. F.; BEZERRA, D. J.; RODRIGUES, S. K.; PUCETTI, S. (2013). Pibid - Experiência Da Aplicação De Jogos Para Auxílio E Colaboração No Ensino E Aprendizagem Da Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

BUJES, M. I. (2002). Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A.

CARDOSO, V. C.; OLIVEIRA, S. R. D.; KATO, L. A. (2013). Percepção De Professores Sobre O Uso De Jogos Digitais Educativos Em Aulas De Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

DALARMI, T. T. (2013). O Uso De Jogos Nas Aulas De Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

FERNANDES, J. P. (2013). Aprendendo O Sistema Internacional De Unidades Através Do Jogo Definições E Tabelas Do Lilavati De Bhaskara. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

FLORET, H. F. (2013). Euclidean: O Jogo Da Combinatória. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

FOUCAULT, M. (2008). A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, - 7ed. Rio de janeiro: Forense Universitária.

FOUCAULT, M. (1996). A ordem do discurso. São Paulo, Loyola.

GABBI, A. C.; AVI, E. B.; AVI, P. C.; MICHEL, T. P.. (2013). Características Esperadas Nos Materiais Virtuais Interativos Para O Ensino Da Matemática Na Educação Básica. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

GALLO, S. (2011). Sob o signo da diferença: em torno de uma educação para a singularidade. SILVEIRA. Rosa Hessel (Org). Cultura, Poder e Educação: um debate sobre os estudos culturais. Ed. ULBRA, p. 213-223.

GOUVEIA, C. A. A. (2013). O Laboratório Dos Jogos: Metodologia E Primeiros Resultados. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

HUIZINGA, J. (1993). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. J. P. Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva.

JACONBSEN, D. R.; MAFFEI, L. D. Q.; SPEROTTO, R. I. (2013). Jogos Eletrônicos: Um Artefato Tecnológico Para O Ensino E Para A Aprendizagem. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

LEITE, L. R.; LACERDA, M. S. (2013). Ensinando Matemática Jogando: Ludicidade No Ensino. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

MACHADO, A. A. R.; SILVA, J. D. S.; CIABOTTI, V. (2013). Elaboração De Jogo De Fixação De Aprendizagem Em Estatística Para O Nono Ano Do Ensino Fundamental. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

MAFFEI, L. D. Q.; JACOBSEN, D. R.; MARTINS M. D. F. D. (2013). A Matemática Atrelada Ao Jogo. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

MAGALHÃES, J. M. C.; JUSTO, J. C. R. (2013). Concepções De Professores Polivalentes Sobre A Matemática A Partir De Uma Formação Continuada Estruturada Com Jogos Matemáticos. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

MUMBACH, M.; WOLKMER, L.; PREUSSLER, R. (2013). Tangram: Uma Alternativa Para Aprendizagem De Conceitos Geométricos. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

NASCIMENTO, E. C. S. D.; BEZERRA, É. D. C.. (2013). Robótica Pedagógica: Uma Experiência Construtiva. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

OLIVEIRA, D. C. D.; SILVA, D. A. D. (2013). Clube De Matemática: Atividades Lúdicas Para O Ensino De Álgebra. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

PASUCH, A.; BARBOZA, J. V.; BASSANI, L. T. (2013). A Utilização Do Lúdico No Processo De Ensino-Aprendizagem De Frações. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

PEREIRA, P. S.; LÔBO, W. D. S.; SANTO, S. S. D. (2013). Xadrez Uma Prática Lúdica E Suas Contribuições Para O Ensino Da Matemática. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

PORTO, A. S.; LOPES, L. D. R. P. (2013). Utilizando O Lúdico Na Resolução De Problemas Matemáticos: Um Estudo Nas Séries Iniciais De Uma Escola Parceira Do Pibid. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. (2009). Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. In Educação & Realidade, v. 34, n. 2.

SILVA, K. G. R.; MORETTI, V. D. (2013). Educação Matemática no Primeiro ano do ensino fundamental: onde está o brincar? In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

SILVA, M. B. D.; FERREIRA, G. F. (2013). Progressão Aritmética Utilizando O Jogo Corrida Ao Cem. In Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba.

VARELA, J.; ALVAREZ-URÍA, F. (1992). A maquinaria escolar. Teoria & Educação, v. 6, p. 68-96.

VEIGA-NETO. A. (2003). Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro?. Rio de Janeiro: DP&A.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA