Atividades de Educação Financeira a partir da perspectiva dos Ambientes de Aprendizagem de Skovsmose<br>Financial Education Activities from the perspective of the Skovsmose Learning Environments

Autores

  • Laís Thalita Bezerra dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p130-151

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Educação Matemática Crítica, Livros Didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar as atividades de Educação Financeira (EF) presentes nos livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2016) à luz dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000). Como método, os 32 livros aprovados que continham atividades de EF foram analisados de acordo com os ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000). Como resultados, aponta-se que nos livros dos 1º aos 3º anos o quantitativo de atividades na perspectiva da semirrealidade e da realidade é muito próximo. Nos livros de 4º e 5º anos, por sua vez, o maior quantitativo de atividades está na referência à realidade. Em sua maioria, as atividades apresentam potencial para cenários para investigação. Destaca-se a importância de que haja mais atividades que discutam a EF com os alunos, com uma perspectiva crítica, auxiliando assim tomadas de decisão mais conscientes no decorrer da vida dos estudantes.

The proposal of this article is to analyze the activities of Financial Education (EF) present in the textbooks of Mathematics of the initial years of Basic Education approved by the Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2016) in light of the learning environments discussed by Ole Skovsmose. As a method, all the books approved by the PNLD (2016) containing EF activities were analyzed. As results, it is pointed out that in books from 1st to 3rd years the quantitative of activities from the perspective of semi-reality and reality is awfully close. In the books of 4th and 5th years, in turn, the greatest quantity of activities is about reality. Most activities have potential for research scenarios. It is important to highlight that there are more activities that discuss EF with students, with a critical perspective, thus helping in more conscious decision-making during citizens' lives.

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Biografia do Autor

Laís Thalita Bezerra dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal do Pernambuco. Professora dos anos iniciais em uma instituição privada de ensino.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos