A matemática por trás do logotipo do MCDonald’s

Autores

  • Elda Vieira Tramm UFBa e EMFoco
  • Jussara Gomes Araújo Cunha Secretaria de Educação do Estado da Bahia / Grupo de Estudos em Educação Matemática – EMFOCO

Palavras-chave:

Matemática realista, geogebra, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado do desenvolvimento de atividades que foram aplicadas em uma escola pública de Salvador, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de dar significado as regras e fórmulas que normalmente são memorizadas durante o estudo do gráfico de uma função polinomial do 2º grau. As novas tecnologias poderão ser utilizadas de várias formas: trazendo problemas do mundo real, proporcionando estruturas de apoio para melhorar o raciocínio e a compreensão, possibilitando uma maior reflexão. Elas surgem como elementos estruturantes de um novo pensar. Assim, surgiu a ideia de elaborar um material utilizando um software computacional, onde se pudessem articular conceitos estudados, reflexão, interpretação e construção de um objeto trabalhado que fizesse parte da realidade dos alunos.Os recursos utilizados foram: logotipo do McDonalds, o Geogebra, o laboratório de informática e o livro didático. Após a realização das atividades, foi possível constatar que quando se trabalha com o objeto do contexto real do aluno, as dificuldades em refletir sobre as definições e conceitos foram na sua maioria superados. O papel do professor, fazendo devoluções, foi determinante à medida que os alunos refletiam sobre seus conhecimentos e os reconstruíam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elda Vieira Tramm, UFBa e EMFoco

Professora de Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, diretora do grupo de estudos e pesquisa de Ed. Matemática EMFoco, Mestre em Educação

Jussara Gomes Araújo Cunha, Secretaria de Educação do Estado da Bahia / Grupo de Estudos em Educação Matemática – EMFOCO

Downloads

Publicado

2012-12-06

Como Citar

Tramm, E. V., & Cunha, J. G. A. (2012). A matemática por trás do logotipo do MCDonald’s. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(2), 49–64. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/11028

Edição

Seção

Relatos de Experiência