A matemática por trás do logotipo do MCDonald’s

Autores

  • Elda Vieira Tramm UFBa e EMFoco
  • Jussara Gomes Araújo Cunha Secretaria de Educação do Estado da Bahia / Grupo de Estudos em Educação Matemática – EMFOCO

Palavras-chave:

Matemática realista, geogebra, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado do desenvolvimento de atividades que foram aplicadas em uma escola pública de Salvador, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de dar significado as regras e fórmulas que normalmente são memorizadas durante o estudo do gráfico de uma função polinomial do 2º grau. As novas tecnologias poderão ser utilizadas de várias formas: trazendo problemas do mundo real, proporcionando estruturas de apoio para melhorar o raciocínio e a compreensão, possibilitando uma maior reflexão. Elas surgem como elementos estruturantes de um novo pensar. Assim, surgiu a ideia de elaborar um material utilizando um software computacional, onde se pudessem articular conceitos estudados, reflexão, interpretação e construção de um objeto trabalhado que fizesse parte da realidade dos alunos.Os recursos utilizados foram: logotipo do McDonalds, o Geogebra, o laboratório de informática e o livro didático. Após a realização das atividades, foi possível constatar que quando se trabalha com o objeto do contexto real do aluno, as dificuldades em refletir sobre as definições e conceitos foram na sua maioria superados. O papel do professor, fazendo devoluções, foi determinante à medida que os alunos refletiam sobre seus conhecimentos e os reconstruíam.

Downloads

Metrics

PDF views
2,462
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026202
|

Biografia do Autor

Elda Vieira Tramm, UFBa e EMFoco

Professora de Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, diretora do grupo de estudos e pesquisa de Ed. Matemática EMFoco, Mestre em Educação

Jussara Gomes Araújo Cunha, Secretaria de Educação do Estado da Bahia / Grupo de Estudos em Educação Matemática – EMFOCO

Downloads

Publicado

2012-12-06

Como Citar

Tramm, E. V., & Cunha, J. G. A. (2012). A matemática por trás do logotipo do MCDonald’s. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(2), 49–64. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/11028

Edição

Seção

Relatos de Experiência