Modelagem trigonométrica de cálculo de distâncias usando GeoGebra

Autores

  • Reinaldo Oliveira Reis Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Afonso Henriques Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Ambientes de aprendizagem, Modelagem Praxeológica, Software

Resumo

Este artigo é parte do nosso trabalho de iniciação científica intitulado Estudo de técnicas computacionais para o ensino de trigonometria na Educação Básica, onde apresentamos uma Sequência Didática contendo um Dispositivo Experimentalcom catorze tarefas que corroboram para o estudo das técnicas computacionais necessárias na modelagem de umproblema que requer o cálculo de distâncias inacessíveis. Para tratarmos este tipo de problema, consideramos, inicialmente asua modelagem possível com técnicas do ambiente papel/lápis e posteriormente com as técnicas instrumentais do ambiente computacional (o GeoGebra). Neste último, destacam-se ascaracterísticas dinâmicas dos fenômenos inerentes ao problema, fornecendo sim, subsídios para o ensino e aprendizagem da Trigonometria mediado pelas ferramentas tecnológicas na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Reis Júnior, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando do curso de Matemática Licenciatura, UESC, com início em 2012. Cursou, inclusive, o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, UESC, com início em 2009 e trancamento em 2011. É, também, pesquisador voluntário, vinculado ao Programa de Institucional de Iniciação Científica Voluntária da UESC, pesquisando atualmente a cerca dos modelos de dinâmica de populações modelados por equações diferenciais ordinárias. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC - UESC e é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Afonso Henriques, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Matemática e Informática pela Universidade Joseph Fourier - Grenoble - França (2006), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010). Atualmente é Professor Titular A na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - BA, Brasil. Coordenador do Curso de Matemática (PARFOR), do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) e do Laboratório de Visualização Matemática da UESC (L@VIM). Professor do Mestrado Profissional em Rede Nacional e do Programa da Pós-Graduação em Educação Matemática da UESC. Vice-Coordenador desse último programa. Tem experiência na área de Matemática, Didática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa e desenvolvimento do cálculo diferencial e Integral com um enfoque computacional, TIC, registros de representações semióticas, antropologia didática, ensino e aprendizagem, geometria dinâmica, análise Institucional, Sequências Didáticas e formação de professores.

Downloads

Publicado

2015-01-23

Como Citar

Júnior, R. O. R., & Henriques, A. (2015). Modelagem trigonométrica de cálculo de distâncias usando GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 3(2), 80–103. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/20771

Edição

Seção

Artigos