Funções trigonométricas e números complexos: uma abordagem possível na Educação Básica

Reinaldo Oliveira Reis Júnior, Ednailton Santos Silva

Resumo


Neste trabalho, apresentamos uma abordagem sobre a organização dos conceitos de Trigonometria que servem de referência para a exploração de propriedades no conjunto dos números complexos. Para evidenciarmos essas relações, elaboramos uma Sequência Didática, contendo um Dispositivo Experimental com cinco tarefas em uma sessão unitária, necessárias para a utilização dos conceitos referidos em um ambiente computacional, com o software GeoGebra, dispondo inclusive da resolução das tarefas em ambiente papel/lápis. Neste último, destacamos as características e comandos inerentes às possíveis estratégias de resolução confrontando com as técnicas utilizadas naquele. Dessa forma, evidenciamos que há interesse neste trabalho, uma vez que, o conjunto dos números complexos apresenta-se empiricamente esquecido das salas de aula. Esperamos assim, fornecer subsídios para o ensino e aprendizagem da Trigonometria mediado pelas ferramentas tecnológicas na Educação Básica.


Palavras-chave


Ambientes de aprendizagem; Trigonometria; Números complexos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.