Construção do Sistema Solar Utilizando o software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p101-117Palavras-chave:
GeoGebra, Parametrização, Elipses, TICResumo
A atualidade tem mostrado a necessidade de instrumentos educacionais cada vez mais eficientes e eficazes para auxiliar a pesquisa de professores e estudantes desta nova era digital. Este trabalho tem como finalidade apresentar uma maneira didático-pedagógica de utilizar o software GeoGebra como ferramenta auxiliar no estudo prático de estruturas complexas como a parametrização de curvas em duas, três ou quatro dimensões utilizando o movimento de objetos no espaço tridimensional. Este artigo visa apresentar a construção do sistema solar em movimento incluindo todos os planetas bem como o cometa Halley utilizando a parametrização de curvas no espaço tridimensional. Esta pesquisa poderá contribuir para a compreensão prática do estudante das quatro dimensões do plano cartesiano onde a quarta dimensão é representada pelo movimento dos astros em torno do sol.
Downloads
Metrics
Referências
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Infomática e educação matemática. 3. ed. São Paulo: Editora Autêntica, 2007.
CHOWN, M. Sistema Solar: Uma explosão visual dos planetas, das luase de outros corpos celestes que orbitam o Sol. 1ª Ed. São Paulo: Blucher, 2014.
GEOGEBRA. Aplicativos Matemáticos. c2022. Página Inicial. Disponível em: < https://www.geogebra.org/ >. Acesso em 25 de mar. de 2022.
PIANEZZER, G. A. Geometria Diferencial: Recursos Eletrônicos. Curitiba: Contentus, 2020.
PRENSK, M. Digital natives, digital immigrants. New York, McGraw-Hill. on-line. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>.
RIBEIRO, F. M.; PAZ, M. G. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos - FACOS/CNEC, on-line, Osório, ano 2, v.2, n. 2, 2012. Disponível em:
<http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_d
a_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf>. Acesso em 25 de mar. de
SIENA, M. C. S. O uso de jogos digitais como ferramenta auxiliar no ensino da matemática. Tese (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2018. Disponível em <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9080>. Acesso em 25 de mar. de
SOUSA, R. "Sistema Solar". c2022 Brasil Escola. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm>. Acesso em 25 de
mar. de 2022.
YOUNG, H. D. Física II: Termodinâmica e Ondas./Young e Freedma; [colaborador A. Lewis Ford]; tradução Cláudia Santana Martins; revisão técnica Adir Moysés Luiz. 12ª Ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.