Exercício de imaginação pedagógica sobre o uso de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de trigonometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p104-122

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, GeoGebra, Ensino Médio, Imaginação pedagógica, Trigonometria

Resumo

Considerando a relevância das tecnologias digitais no Ensino de Matemática, este trabalho teve como objetivo identificar possibilidades e potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), visando o estudo de trigonometria e funções trigonométricas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa propositiva, em que se analisa, por meio de um exercício de imaginação pedagógica, na perspectiva proposta por Skovsmose, uma sequência didática contendo OVA construídos no software GeoGebra. Além das percepções dos autores, professores que atuam no Ensino Médio também participaram da imaginação pedagógica. Destaca-se a possibilidade de manipulação dos OVA, proporcionando maior facilidade de entendimento dos conceitos, elementos e propriedades a serem explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.

Binotto, R. R., Petry, V. J. & Gaio, S. M. (2022). Estudo de possibilidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cônicas por meio de um exercício de imaginação pedagógica. Ensino da matemática em debate, 9(2), 108-129.

Bicudo, M. A. V. (2020). Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: M. C. Borba & J. L. Araújo, (Orgs.), Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. (pp. 107-119). São Paulo, SP: Autêntica.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Borba, M. C.; Silva, R. S. R. & Gadanidis, G. (2020). Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. (3a. ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Borges, P. A. P. & Scheffer, N. F. (2018). Contribuições de Objetos Virtuais para a aprendizagem de conceitos de Geometria. In: N. F. Scheffer.; E. Comachio. & D. Cenci (Orgs.),Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática: articulação entre pesquisas, objetos de aprendizagem e representações. (pp. 63-77). Curitiba, PR: CRV.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília.

Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. (3a. ed.). Campinas, SP: Autores Associados.

Kenski, V. M. (2003). Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, 4(10), 1-10.

Kleemann, R. & Petry, V. J. (2020). Desenvolvimento de um Exercício de Imaginação Pedagógica a partir de uma Proposta Metodológica Interdisciplinar. Investigações em Ensino de Ciências, 25(3), 232 – 251.

Lima, P. C. (2021). Imaginação Pedagógica, Educação Matemática e Inclusão: em busca de possibilidades para aulas de Matemática. INTERMATHS, 2(1), 121-137.

Oliveira, C., Moura, S. P. & Sousa, E. R. (2015). TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, 7(1), 75 – 95.

Oliveira, I. L. L., Guimarães, S. U., & Andrade, J. A. A. (2012). As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 1(1), CCLXV - CCLXXIX.

Pinheiro, J. E. (2023). Ensino de trigonometria a partir de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de possibilidades. [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal da Fronteira Sul.

Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. São Paulo, SP: Papirus.

Skovsmose, O. (2015). Pesquisando o que não é, mas poderia ser. In: B. S. D´Ambrosio & C. E. Lopes (Orgs.), Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. (pp. 63-90). Campinas, SP: Mercado de Letras.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Pinheiro, J. E. ., Petry, V. J., & Binotto, R. R. (2024). Exercício de imaginação pedagógica sobre o uso de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de trigonometria. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(3), 104–122. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p104-122