Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática

Autores

  • Loreni Aparecida Ferreira Baldini FAP-Faculdade de Apucarana
  • Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino UEL - Universiade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, GeoGebra, Função seno, Educação Matemática.

Resumo

Resumo

Neste artigo discutimos como professores de Matemática da Educação Básica lidam com questões conceituais da função seno utilizando o GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa experimental em que analisamos negociações de significados ocorridas quando da utilização do software GeoGebra, em uma perspectiva investigativa, por professores de Matemática em um curso de formação continuada. Da análise identificamos significados atribuídos por professores para os parâmetros da função seno, , com , para as transformações dos gráficos e para as implicações no domínio, imagem e período das funções decorrentes de alterações nos seus parâmetros. Os professores manifestaram a importância do GeoGebra para compreensão e para elaboração de tarefas investigativas a serem utilizadas em sala de aula.

Abstract

In this paper we discuss how Mathematics teachers of Basic Education deal with conceptual issues of the sine function using Geogebra. This is an experimental research in which we analyze negotiations of meanings occurred when using software Geogebra, in an investigative perspective, for Mathematics teachers in-service training course. From the analysis we identified meanings assigned by teachers for the parameters of the sine function , with for the transformations of the graphs and the implications in the domain, image and period of the functions arising from the changing in its parameters. The teachers expressed the importance of Geogebra for the understanding and for the preparation of investigative tasks to be used in the classroom.

Downloads

Metrics

PDF views
1,984
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026115
|

Biografia do Autor

Loreni Aparecida Ferreira Baldini, FAP-Faculdade de Apucarana

Professora do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual do Paraná e da FAP – Faculdade de Apucarana – PR/Brasil. Doutoranda do curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação da UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR. Linha de Pesquisa Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2012-03-15

Como Citar

Baldini, L. A. F., & Cyrino, M. C. de C. T. (2012). Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CL - CLXIV. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8292