Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática

Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo


Resumo

Neste artigo discutimos como professores de Matemática da Educação Básica lidam com questões conceituais da função seno utilizando o GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa experimental em que analisamos negociações de significados ocorridas quando da utilização do software GeoGebra, em uma perspectiva investigativa, por professores de Matemática em um curso de formação continuada. Da análise identificamos significados atribuídos por professores para os parâmetros da função seno, , com , para as transformações dos gráficos e para as implicações no domínio, imagem e período das funções decorrentes de alterações nos seus parâmetros. Os professores manifestaram a importância do GeoGebra para compreensão e para elaboração de tarefas investigativas a serem utilizadas em sala de aula.

Abstract

In this paper we discuss how Mathematics teachers of Basic Education deal with conceptual issues of the sine function using Geogebra. This is an experimental research in which we analyze negotiations of meanings occurred when using software Geogebra, in an investigative perspective, for Mathematics teachers in-service training course. From the analysis we identified meanings assigned by teachers for the parameters of the sine function , with for the transformations of the graphs and the implications in the domain, image and period of the functions arising from the changing in its parameters. The teachers expressed the importance of Geogebra for the understanding and for the preparation of investigative tasks to be used in the classroom.


Palavras-chave


Formação de Professores de Matemática; GeoGebra; Função seno; Educação Matemática.

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