Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática
Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, GeoGebra, Função seno, Educação Matemática.Resumo
Resumo
Neste artigo discutimos como professores de Matemática da Educação Básica lidam com questões conceituais da função seno utilizando o GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa experimental em que analisamos negociações de significados ocorridas quando da utilização do software GeoGebra, em uma perspectiva investigativa, por professores de Matemática em um curso de formação continuada. Da análise identificamos significados atribuídos por professores para os parâmetros da função seno, , com , para as transformações dos gráficos e para as implicações no domínio, imagem e período das funções decorrentes de alterações nos seus parâmetros. Os professores manifestaram a importância do GeoGebra para compreensão e para elaboração de tarefas investigativas a serem utilizadas em sala de aula.
Abstract
In this paper we discuss how Mathematics teachers of Basic Education deal with conceptual issues of the sine function using Geogebra. This is an experimental research in which we analyze negotiations of meanings occurred when using software Geogebra, in an investigative perspective, for Mathematics teachers in-service training course. From the analysis we identified meanings assigned by teachers for the parameters of the sine function , with for the transformations of the graphs and the implications in the domain, image and period of the functions arising from the changing in its parameters. The teachers expressed the importance of Geogebra for the understanding and for the preparation of investigative tasks to be used in the classroom.Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.