A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência
Palavras-chave:
Processo de ensino e aprendizagem de cálculo, integral, geogebraResumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar uma atividade de cálculo elaborada tomando como ponto de partida problemas geradores abordados a partir de uma construção realizada com a utilização do geogebra. Essa atividade está centrada no conceito intuitivo de integral definida. Para a elaboração da atividade realizamos um estudo prévio sobre o processo de ensino e aprendizagem do cálculo, particularmente da integral, no ensino superior. As quatro etapas da engenharia didática serviram de base para a elaboração, execução e análise da atividade desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso de sistemas de informação. Uma das conclusões que chegamos se refere à relevância da articulação entre a docência e a pesquisa para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática universitária.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.