A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência

Edson Crisostomo dos Santos, Janine Freitas Mota, Alexandre Botelho Brito, Ronaldo Dias Ferreira

Resumo


O objetivo deste trabalho consiste em analisar uma atividade de cálculo elaborada tomando como ponto de partida problemas geradores abordados a partir de uma construção realizada com a utilização do geogebra. Essa atividade está centrada no conceito intuitivo de integral definida. Para a elaboração da atividade realizamos um estudo prévio sobre o processo de ensino e aprendizagem do cálculo, particularmente da integral, no ensino superior. As quatro etapas da engenharia didática serviram de base para a elaboração, execução e análise da atividade desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso de sistemas de informação. Uma das conclusões que chegamos se refere à relevância da articulação entre a docência e a pesquisa para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática universitária.


Palavras-chave


Processo de ensino e aprendizagem de cálculo, integral, geogebra

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.