A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência

Autores

  • Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Janine Freitas Mota Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alexandre Botelho Brito IFETNM
  • Ronaldo Dias Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Palavras-chave:

Processo de ensino e aprendizagem de cálculo, integral, geogebra

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar uma atividade de cálculo elaborada tomando como ponto de partida problemas geradores abordados a partir de uma construção realizada com a utilização do geogebra. Essa atividade está centrada no conceito intuitivo de integral definida. Para a elaboração da atividade realizamos um estudo prévio sobre o processo de ensino e aprendizagem do cálculo, particularmente da integral, no ensino superior. As quatro etapas da engenharia didática serviram de base para a elaboração, execução e análise da atividade desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso de sistemas de informação. Uma das conclusões que chegamos se refere à relevância da articulação entre a docência e a pesquisa para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática universitária.

Downloads

Metrics

PDF views
2,629
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026553
|

Biografia do Autor

Edson Crisostomo dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor-pesquisador do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes. Doutorando em "Didáctica de la Matemática" pela Universidade de Granada, Espanha. Área de interesse: Educação Matemática.

Janine Freitas Mota, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes. Área de interesse: Educação Matemática.

Alexandre Botelho Brito, IFETNM

Professor do IFETNM. Área de interesse: Educação Matemática.

Ronaldo Dias Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Professor do Departamento de Ciências Exatas da UNIMONTES. Área de interesse: Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2012-03-21

Como Citar

Crisostomo dos Santos, E., Mota, J. F., Brito, A. B., & Ferreira, R. D. (2012). A utilização do GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da integral: uma articulação entre a pesquisa e a docência. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), 129–143. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8434