Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra

Magda Leyser, Ana Regina Gregory Brunet, José Carlos Pinto Leivas, Rosvita Fuelber Franke

Resumo


Este relato é um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida pelos autores e consiste em uma reflexão sobre uma oficina. O objetivo da oficina foi partir do conceito prévio de função dos envolvidos e aprimorá-lo por suas representações gráficas. Na oficina foram propostas atividades com lápis e papel para serem utilizados nas representações, bem como fazer uso das ferramentas do GeoGebra, a fim de provocar desequilíbrio na concepção de representação de gráficos entre os participantes. Concluímos que a oficina proporcionou uma reconstrução do conceito de função, estabelecendo importância não somente à lei de definição, mas também ao domínio. O GeoGebra se constituiu em um apoio para que a estratégia de ensino utilizada na oficina atingisse as expectativas quanto à representação gráfica de função.


Palavras-chave


Situações de Aprendizagem; Função; Geometria Dinâmica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.