Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra

Autores

  • Magda Leyser Universidade Luterana do Brail
  • Ana Regina Gregory Brunet Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Rosvita Fuelber Franke Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palavras-chave:

Situações de Aprendizagem, Função, Geometria Dinâmica.

Resumo

Este relato é um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida pelos autores e consiste em uma reflexão sobre uma oficina. O objetivo da oficina foi partir do conceito prévio de função dos envolvidos e aprimorá-lo por suas representações gráficas. Na oficina foram propostas atividades com lápis e papel para serem utilizados nas representações, bem como fazer uso das ferramentas do GeoGebra, a fim de provocar desequilíbrio na concepção de representação de gráficos entre os participantes. Concluímos que a oficina proporcionou uma reconstrução do conceito de função, estabelecendo importância não somente à lei de definição, mas também ao domínio. O GeoGebra se constituiu em um apoio para que a estratégia de ensino utilizada na oficina atingisse as expectativas quanto à representação gráfica de função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magda Leyser, Universidade Luterana do Brail

Profa. curso de Matemática.

Ana Regina Gregory Brunet, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA

Profa. curso de Matemática

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Rosvita Fuelber Franke, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora do Curso de Matemática.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Leyser, M., Brunet, A. R. G., Leivas, J. C. P., & Franke, R. F. (2012). Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CCCXXIII - CCCXXXV. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/9693