Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra

Autores

  • Magda Leyser Universidade Luterana do Brail
  • Ana Regina Gregory Brunet Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Rosvita Fuelber Franke Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palavras-chave:

Situações de Aprendizagem, Função, Geometria Dinâmica.

Resumo

Este relato é um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida pelos autores e consiste em uma reflexão sobre uma oficina. O objetivo da oficina foi partir do conceito prévio de função dos envolvidos e aprimorá-lo por suas representações gráficas. Na oficina foram propostas atividades com lápis e papel para serem utilizados nas representações, bem como fazer uso das ferramentas do GeoGebra, a fim de provocar desequilíbrio na concepção de representação de gráficos entre os participantes. Concluímos que a oficina proporcionou uma reconstrução do conceito de função, estabelecendo importância não somente à lei de definição, mas também ao domínio. O GeoGebra se constituiu em um apoio para que a estratégia de ensino utilizada na oficina atingisse as expectativas quanto à representação gráfica de função.

Downloads

Metrics

PDF views
523
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202638
|

Biografia do Autor

Magda Leyser, Universidade Luterana do Brail

Profa. curso de Matemática.

Ana Regina Gregory Brunet, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – FAPA

Profa. curso de Matemática

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Rosvita Fuelber Franke, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora do Curso de Matemática.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Leyser, M., Brunet, A. R. G., Leivas, J. C. P., & Franke, R. F. (2012). Provocação de situações de aprendizagem em cálculo com o apoio do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CCCXXIII - CCCXXXV. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/9693