As Significações Algébricas, Geométricas e Aritméticas Éticas no Processo de Elaboração do Sistema Conceitual Numérico à Luz da Teoria Histórico-Cultural.
Palavras-chave:
sistema conceitual, número, elaboração conceitual.Resumo
Apresentamos um estudo de caso em que o foco foi o processo de elaboração do sistema conceitual de número, por parte de um adulto de vinte e oito anos de idade, estigmatizado em toda sua trajetória escolar como incapaz para aprendizagem matemática. Analisamos as possibilidades de atividades de ensino-aprendizagem, desenvolvidas durante vinte encontros, para a elaboração das idéias e apropriação de significações do sistema conceitual de número. O pressuposto básico é de que objetivo do ensino escolar deveria ser o desenvolvimento do pensamento teórico em detrimento do pensamento empírico. Estabelecemos um diálogo com base em noções abstratas do conceito de número com articulações de princípios e propriedades de um sistema conceitual abrangendo: número, operações, proporcionalidade, infinito, equações, reta, segmento, entre tantos.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-03-09
Como Citar
ROSA, J. E. da; DAMAZIO, A.; STOLTZ, T.; SOARES, M. T. As Significações Algébricas, Geométricas e Aritméticas Éticas no Processo de Elaboração do Sistema Conceitual Numérico à Luz da Teoria Histórico-Cultural. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1803. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).