O ensino do conceito de número em diferentes perspectivas

Autores

  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Josélia Euzébio da Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Juliana da Silva Euzébio Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Ensino, Número, Davydov.

Resumo

O objeto desse estudo se insere nas relações de ensino do conceito de número e traduz-se na questão: Em que se diferencia o ensino que adota a proposta de Davydov e aquele que segue outros referenciais? Os dados foram coletados em entrevistas com professores e cartazes indicadores do ensino do conceito de número. A análise volta-se para as possibilidades do desenvolvimento de duas formas de pensamento: 1) teórico, peculiaridade do sistema de ensino de Davydov por inter-relacionar as significações da geometria, álgebra e aritmética; 2) empírico, próprio de outros referenciais ao centram-se em noções cotidianas expressas na significação de contagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademir Damazio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Planalto Catarinense (1980) , especialização em Pós Graduação Lato Sensu Especialização Em Matemát pelo Fundação Educacional Severino Sombra (1981) , especialização em Ciências Matemática pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1986) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) . Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Membro de corpo editorial da Revista de Ciências Humanas (Criciúma), Membro de corpo editorial da Poiésis (Tubarão) e Membro de corpo editorial da Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conceitos Matemáticos Científicos, Conceitos Matemáticos Cotidianos, Contexto Histórico-Cultural, Atividade.

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (2002). Especialista em Educação Matemática também pela UNESC (2004) mestre em Educação, linha de pesquisa educação matemática, pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Doutora, também na UFPR - Educação Matemática. Orientadores do doutorado: profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares e prof. Dr. Ademir Damazio. Atualmente participa de dois grupos de pesquisa: GPEMAHC Grupo de pesquisa em educação matemática: uma abordagem histórico - cultural, coordenado pelo prof. Dr Ademir Damazio na UNESC; E, GEPAPE - Grupo de Estudos e Pesquisa da Atividade Pedagógica, coordenado pelo prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura na USP. Pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da matemática com base na Teoria Histórico-Cultural. Sem desconsiderar os demais autores, o foco é para a obra de Davydov.

Juliana da Silva Euzébio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

raduada no Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC; integrante do GPEMAHC - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem histórico cultural, que tem como lider do Grupo o prof Dr. Ademir Damazio. Foi bolsista de iniciação cientifica da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC- Atualmente faz pesquisas relacionadas ao ensino do conceito de número nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Edição

Seção

Artigos