A Prática (In)Formada por Evidências face a formação do Professor de Matemática<br>The practice (in)formed by evidences towards the mathematics teacher education

Autores

  • Marcos Guilherme Moura Silva Universidade Federal do Pará
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Prática Baseada em Evidências, Formação Docente, Professor de Matemática

Resumo

O movimento rumo à Prática Baseada em Evidências é tão importante quanto polêmico. Sua ampla difusão na área médica e em campos afins figura no cenário educacional como uma discussão contemporânea. O presente estudo teve como objetivo investigar em que aspectos a Prática Baseada em Evidências (PBE) pode contribuir enquanto processo de formação continuada do professor de Matemática. Para tanto, trilhou-se os caminhos de uma pesquisa qualitativa. As análises se pautaram na Teoria da Aprendizagem Transformadora proposta por Jack Mezirow (2013) e nas considerações teóricas de Bosh e Gascon (2001). Os resultados apontam, dentre outras contribuições, que a experiência formativa desenvolvida se constitui como alicerce de Aprendizagem Informacional e Transformacional, nos termos propostos por Mezirow (2013).

 

The movement towards evidence-based practice is as important as controversial. Its wide diffusion in the medical field and in related fields appears in the educational scene as a contemporary discussion. The present study, which consists on a piece of the research developed during academic master, aimed at investigating in what aspects the Evidence-Based Practice (EBP) can contribute while process of continuous education of mathematic teachers. In order to do so, based on Transformative Learning Theory proposed by Jack Mezirow (2013) and on theoretical considerations of Bosh and Gascon (2001), we decided for a qualitative research. The results showed us that it was an opportunity for an active teacher education. In addition, it highlighted the professional judgment related to practice itself and the resulting practices of scientific research. It also encouraged the investigation for acquiring knowledge and narrowed basic education teacher relations with the systematic research of mathematics education according to Mezirow (2013) proposed terms.


Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BOSH, M, GASCÓN, J. (2001). Las Prácticas Docentes del Profesor de Matemáticas. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/siidm/almeria/Practicas_docentes.PDF, Acesso em 24 de Fevereiro de 2014.

CRAHAY, M. (2001). Será possível conciliar, e como, investigação em educação e reflexão sobre a ação educativa? In: HADJI, C., BAILLÉ, J. (orgs). Investigação e Educação: Para uma “nova aliança”. Porto, Porto Editora.

CORDINGLEY, PHILLIPA. (2007). Professores usando Evidências: utilizar o que sabemos sobre o ensino e aprendizagem para reconceituar a prática baseada em evidências. In: THOMAS, G., PRING, R. (orgs) Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre. Artmed.

DANTE, L.R. (1996). Livro Didático de Matemática: uso ou abuso? Revista Em Aberto, ano 16, n. 19, Brasilia,

DAVIES, H.T.O., NUTLEY, S.M., SMITH, R.C. (2000). What Works? Evidence-based Policy and Practice in the Public Services. Bristol: Policy Press.

DEWEY, J. Como pensamos. Health Boston, 3ª edição, 1959.

DUCAN, B.B., SCHMIDT, M.I., GILGLIANI, E.R.J. (2004). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências- 3ed. Ed. Porto Alegre: Artmed.

ELLIOTT, J. (2007). Tornando Educativa a Prática Baseada em Evidências. In: THOMAS, G., PRING, R. (orgs) Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre. Artmed.

KEGAN, R. (2013). Que “forma” transforma? Uma abordagem construtivo-evolutiva à aprendizagem transformadora. In: ILLERIS, K. (org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso.

KILPATRICK, J. (1996). Fincando Estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. ZETETIKÉ/UNICAMP, Faculdade de Educação, Revista do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em EducaçãoMatemática. v.4, n.5, pp.99-12. jan./jun.

LA ROCHE, M. (2008) Rumo a uma Prática Baseada em Evidências. Ottawa, Canada: Université d’Ottawa, Disponível em: http://www.leblocnotes.ca/node/2261, Acesso em 24 Fev 2014.

MEZIROW, J. (2013). Visão Geral sobre a aprendizagem transformadora. In: ILLERIS, K. (Org.) Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso.

MITRES, S.M., BATISTA, R.S., MENDONÇA, J.M.G., PINTO, N.M.M., MEIRELLES, C.A.B., PORTO, C.P. , MOREIRA, T., HOFFMANN, L.M.A. (2008). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13 (Sup 2):2133-2144.

NORDENSTROM, J. (2008). Medicina Baseada em Evidências: Seguindo os passos de Sherlock Holmes. Porto Alegre: Artmed.

OXMAN, A.D., LAVIS, J.N., LEWIN, S.FRETHEIM, A. (2009). O que é elaboração de políticas baseadas em evidências? Health Research Policy and Systems 7(Suppl 1): I1 Acesso em 24 de Fev de 2014.

PEILE, E. (2007). Reflexões a partir da prática médica: contrabalançando a prática baseada em evidências com evidências baseado em prática. In: THOMAS, G., PRING, R. (orgs.) Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre. Artmed.

SACKETT, D. (2005). Medicina Baseada Em Evidências - Prática e Ensino. Porto Alegre: Artmed,

SMITH, M.C. (2006). “Nova Educação de Professores”: Para Melhor ou Para Pior? Educação. Porto Alegre – RS, ano XXIX, n. 1 (58), p. 203 – 240, Jan./Abr.

THOMAS, G.(2007).Introdução: Evidências e prática. In: THOMAS, G., PRING, R. (orgs) Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre. Artmed.

TEJEDOR, F.J. (2008). Inovacion Educativa Basada en la Evidencia (IEBE). I Congreso Internacional Docente Universitaria de Intercambio de Experiencias de Innovación. SALAMANCA.

Downloads

Publicado

2014-09-06

Como Citar

SILVA, M. G. M.; GONÇALVES, T. O.; MALHEIRO, J. M. da S. A Prática (In)Formada por Evidências face a formação do Professor de Matemática&lt;br&gt;The practice (in)formed by evidences towards the mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/18368. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos