O estágio de observação e o desenvolvimento da identidade profissional docente de professores de matemática em formação inicial<br>Classes observations and the development of preservice mathematics teachers’ professional identity

Autores

  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Estágio de Observação, desenvolvimento profissional, identidade profissional docente.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo cujo objetivo foi investigar a participação do Estágio de Observação no desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de Matemática, na ótica de graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. A partir da análise crítica da prática de outros professores, oportunizada pelo Estágio de Observação, os licenciandos revelaram intenção de incorporar ou não aspectos da prática pedagógica observados em outros professores, apropriação dos valores teórico e social da profissão docente, crenças sobre o ensino, visão a respeito de uma boa aula e do tipo de professor que querem ou não querem ser; elementos associados à identidade profissional docente que também permitiram aprendizagens da docência.

 

In this study we investigate the participation of the Classes Observations in the development of preservice mathematics teachers’ professional identity from the perspective of undergraduate Math students. We carried out a qualitative study from an interpretative point of view. Through a critical analysis of different teaching practice in Classes Observations, the prospective teachers revealed that they had the intention to either incorporate or not aspects of the pedagogical practice observed in other teachers, the appropriation of professional values such as social and theoretical, beliefs about teaching, a vision about a good lesson and the kind of teacher they want to become; learning opportunities about teaching directly related to development of their teachers’ professional identity.


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Publicado

2014-09-06

Edição

Seção

Artigos