Ações da formadora e a dinâmica de uma comunidade de prática na constituição/mobilização de TPACK <br> Actions of professor and the dynamics of a community of practice in the constitution/mobilization of TPACK
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p25-48Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, Comunidades de Prática, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo.Resumo
O objetivo do presente artigo é identificar as ações da formadora e a dinâmica de uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática - CoP- FoPMat que contribuíram para constituição/mobilização de Conhecimentos Tecnológicos e Pedagógicos do Conteúdo – TPACK. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativos da prática dessa comunidade no empreendimento de discutir modos de integrar o software GeoGebra no ensino de matemática. Os resultados evidenciaram que as ações da formadora e a dinâmica da CoP promoveram o engajamento mútuo de seus membros no processo de formação, a constituição de um repertório específico que fomentou a construção/mobilização de conhecimentos necessários para integração tecnologias digitais no ensino de Matemática.
The purpose of this article is to identify the actions of the professor and the dynamics of a Community of Practice of Mathematics Teachers Education - CoP-FoPMat that contributed to the constitution/mobilization of Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK. Therefore, a qualitative research of interpretation nature of practice episodes of this community in the project to discuss ways of integrating GeoGebra software in mathematics teaching was done. The results showed that the actions of the professor and dynamics of CoP promoted the mutual engagement of its members in the education process, the establishment of a specific repertoire that fomented the construction/mobilization expertise to integrate digital technologies in mathematics education.
Metrics
Referências
BALDINI, L. A. F.(2014). Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do Software GeoGebra. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, Universidade Estadual de Londrina.
BALDINI, L. A. F; CYRINO, M. C. C.T. (2012). Formação de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática ao Utilizar o Software Geogebra. Actas... La Conferencia Latinoamericano de GeoGebra. Montevideo.
CYRINO, M.C.C.T. (2009). Comunidades de prática de professores como espaço de investigação sobre a formação de professores de matemática. In: BATISTA, I. L.; SALVI, R. F. (Org.). Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática: um perfil de pesquisas. Londrina: EDUEL, pp. 95-110.
CYRINO, M.C.C.T. (2016). Mathematics Teachers’ Professional Identity Development in Communities of Practice: Reifications of Proportional Reasoning Teaching. BOLEMA, Rio Claro, v. 30, n. 54, pp. 165-187, abr.
CYRINO, M. C. C. T.; CALDEIRA, J. S. (2011). Processos de Negociação de Significados sobre Pensamento Algébrico em uma Comunidade de Prática de Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.3, pp. 373-401, dez.
CYRINO, M.C.C.T.; GARCIA, T.M.R.; OLIVEIRA, L. M. C. P.; ROCHA, M. R. (2014). Formação de Professores em Comunidades de Prática: frações e raciocínio proporcional. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina.
FERREIRA, A. C. (2003). Metacognicão e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Tese de Doutorado) em Educação, Campinas, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.
LAVE, J.; WENGER, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.
LOSANO, L.; CYRINO, M.C.C.T. (no prelo). Current Research on Prospective Secondary Mathematics Teachers’ Professional Identity. In: STRUTCHENS, M.; HUANG, R.; LOSANO, L.; POTARI, D.; CYRINO, M.C.C.T.; PONTE, J.P.; ZBIEK, R.M. The mathematics education of prospective secondary teachers around the world. Springer.
MISHRA, P.; KOELHLER, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v.108, n. 6, pp. 1017– 1054, jun.
NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. (2014). Aprendizagens de professoras que ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n.41, pp.149-163, jan/jul.
PERKINS, D. N. (1986). Knowledge as design. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates.
PONTE, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. In Actas do ProfMat 98, Lisboa: APM. pp. 27-44.
PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS; J.M. (2003). O Contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento do Conhecimento e da Identidade Profissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.159-192.
SHULMAN, L. (1986). Those Who Understand: knowledge growth in teaching. Educational Research. Washington, v. 12, n. 2, pp. 4–14, fev.
SHULMAN, L. (1987). Knowledge an Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. v. 51, n.1, pp. 1- 22, fev.
WENGER, E. (1998). Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press.
WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. (2002). Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).