Ações de uma formadora no desenvolvimento da agência profissional de professoras de uma Comunidade de Prática<br>Actions of a teacher trainer in the professional agency development in a teacher community of practice

Autores

  • Lais Maria Costa Pires de Oliveira Universidade Estadual do Paraná. https://orcid.org/0000-0002-8259-1048
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p513-538

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formador de Professores, Identidade Profissional de Professores, Formação Continuada de Professores de Matemática

Resumo

Neste artigo, analisa-se como ações de uma formadora de professores apoiaram o desenvolvimento da agência profissional de professoras participantes de uma Comunidade de Prática. Para tanto, realizou-se uma investigação qualitativa de sua participação no empreendimento Estudo dos Conjuntos Numéricos. Os resultados evidenciam que a formadora fomentou estudos de ideias e conceitos matemáticos a respeito de números irracionais; incentivou as professoras a trabalharem com tarefas matemáticas desafiadoras e as apoiou no planejamento e no desenvolvimento de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório sobre números irracionais. A proximidade entre a formadora e as professoras influenciou suas identidades profissionais, ao valorizar seu fazer matemático fomentando e fortalecendo sua agência profissional.

This paper aims to analyze how teacher trainer’s actively supported the professional agency development of teachers, members of a Community of Practice. Therefore, a qualitative research of their participation in the enterprise Numerical Sets Study, with an interpretative slant, was undertaken. The results show that the teacher trainer fostered the study of ideas and mathematical concepts about irrational numbers; encouraged the teachers to work with challenging mathematic tasks; supported them while planning and with the development of a class planed on inquiry based-teaching about irrational numbers. The closeness among the participants, the former and the teachers of the community, affected their professional identities, by valuing their mathematical practice, in order to foster and reinforce their own professional agency.

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Biografia do Autor

Lais Maria Costa Pires de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná.

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo PECEM da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Professora Titular do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro, Doutora em Educação pela USP São Paulo, e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

OLIVEIRA, L. M. C. P. de; CYRINO, M. C. de C. T. Ações de uma formadora no desenvolvimento da agência profissional de professoras de uma Comunidade de Prática&lt;br&gt;Actions of a teacher trainer in the professional agency development in a teacher community of practice. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v21i2p513-538. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/42243. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos