Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática.

Autores

  • Jeferson Gomes Moriel Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Articulação entre Teoria e Prática, Formação inicial de professores de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Resumo Neste artigo discutimos propostas de formação inicial de professores de Matemática que revelam indícios de articulação entre teoria e prática, presentes em atuais Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Paraná. Trata-se de um estudo documental em que realizamos uma análise interpretativa de informações expressas em seis PPPs, em constante diálogo com a literatura revisada. Da análise dos documentos identificamos quatro propostas associadas à pesquisa empírica do futuro professor, ao trabalho de pesquisa de final de curso, ao tratamento da matemática escolar dado pelo curso, e à reflexão didático-pedagógica no contexto do ensino de Matemática. Em decorrência dos resultados dessa análise, sistematizamos um conjunto de propostas que podem contribuir para articular teoria e prática e fortalecer nexos entre a profissão docente e a formação inicial de professores de Matemática. Palavras-chave: Articulação entre Teoria e Prática; Formação inicial de professores de Matemática; Educação Matemática. Abstract In this paper we discussed proposals for pre-service mathematics teacher education that present evidence of articulation between theory and practice in current Political-Pedagogical Projects (PPPs) of the master degree courses of mathematics in the State of Paraná. It is a documental study in that we accomplished an interpretative analysis of information expressed in six PPPs in constant dialogue with the literature reviewed. We identified four proposals associated to the pre-service teacher’s empiric research to the research work of course end, to the treatment of the school mathematics given by the course, and to the didactics-pedagogical reflection in the context of the teaching of mathematics. As a result of the results of this analysis, we systematized a set of proposals which we believe contribute to articulate theory and practice and to strengthen connections between the teacher profession and pre-service mathematics teacher education Key-words: Articulation between theory and practice; Pre-service Mathematics Teacher Education; Mathematics Education.

Metrics

PDF views
2,079
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026190
|

Downloads

Publicado

2010-04-10

Como Citar

MORIEL JUNIOR, J. G.; CYRINO, M. C. de C. T. Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2831. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos