Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática.

Jeferson Gomes Moriel Junior, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo


Resumo
Neste artigo discutimos propostas de formação inicial de professores de Matemática que revelam indícios de articulação entre teoria e prática, presentes em atuais Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Paraná. Trata-se de um estudo documental em que realizamos uma análise interpretativa de informações expressas em seis PPPs, em constante diálogo com a literatura revisada. Da análise dos documentos identificamos quatro propostas associadas à pesquisa empírica do futuro professor, ao trabalho de pesquisa de final de curso, ao tratamento da matemática escolar dado pelo curso, e à reflexão didático-pedagógica no contexto do ensino de Matemática. Em decorrência dos resultados dessa análise, sistematizamos um conjunto de propostas que podem contribuir para articular teoria e prática e fortalecer nexos entre a profissão docente e a formação inicial de professores de Matemática.
Palavras-chave: Articulação entre Teoria e Prática; Formação inicial de professores de Matemática; Educação Matemática.

Abstract
In this paper we discussed proposals for pre-service mathematics teacher education that present evidence of articulation between theory and practice in current Political-Pedagogical Projects (PPPs) of the master degree courses of mathematics in the State of Paraná. It is a documental study in that we accomplished an interpretative analysis of information expressed in six PPPs in constant dialogue with the literature reviewed. We identified four proposals associated to the pre-service teacher’s empiric research to the research work of course end, to the treatment of the school mathematics given by the course, and to the didactics-pedagogical reflection in the context of the teaching of mathematics. As a result of the results of this analysis, we systematized a set of proposals which we believe contribute to articulate theory and practice and to strengthen connections between the teacher profession and pre-service mathematics teacher education
Key-words: Articulation between theory and practice; Pre-service Mathematics Teacher Education; Mathematics Education.

Palavras-chave


Articulação entre Teoria e Prática; Formação inicial de professores de Matemática; Educação Matemática

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio