Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática.
Palavras-chave:
Articulação entre Teoria e Prática, Formação inicial de professores de Matemática, Educação MatemáticaResumo
Resumo Neste artigo discutimos propostas de formação inicial de professores de Matemática que revelam indícios de articulação entre teoria e prática, presentes em atuais Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Paraná. Trata-se de um estudo documental em que realizamos uma análise interpretativa de informações expressas em seis PPPs, em constante diálogo com a literatura revisada. Da análise dos documentos identificamos quatro propostas associadas à pesquisa empírica do futuro professor, ao trabalho de pesquisa de final de curso, ao tratamento da matemática escolar dado pelo curso, e à reflexão didático-pedagógica no contexto do ensino de Matemática. Em decorrência dos resultados dessa análise, sistematizamos um conjunto de propostas que podem contribuir para articular teoria e prática e fortalecer nexos entre a profissão docente e a formação inicial de professores de Matemática. Palavras-chave: Articulação entre Teoria e Prática; Formação inicial de professores de Matemática; Educação Matemática. Abstract In this paper we discussed proposals for pre-service mathematics teacher education that present evidence of articulation between theory and practice in current Political-Pedagogical Projects (PPPs) of the master degree courses of mathematics in the State of Paraná. It is a documental study in that we accomplished an interpretative analysis of information expressed in six PPPs in constant dialogue with the literature reviewed. We identified four proposals associated to the pre-service teacher’s empiric research to the research work of course end, to the treatment of the school mathematics given by the course, and to the didactics-pedagogical reflection in the context of the teaching of mathematics. As a result of the results of this analysis, we systematized a set of proposals which we believe contribute to articulate theory and practice and to strengthen connections between the teacher profession and pre-service mathematics teacher education Key-words: Articulation between theory and practice; Pre-service Mathematics Teacher Education; Mathematics Education.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-04-10
Como Citar
MORIEL JUNIOR, J. G.; CYRINO, M. C. de C. T. Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2831. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).