A fome de aprender e ensinar: um estudo com professores de matemática em formação <br> Starving to teach and learn: a study of pre-service mathematics teachers

Autores

  • Julia Schaetzle Wrobel Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Lhaylla dos Santos Crissaff Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Motivação, Licenciatura Matemática, Ser professor

Resumo

O presente trabalho traz uma reflexão com alunos do curso de Licenciatura em Matemática de duas universidades públicas brasileiras sobre a motivação em sala de aula. Partimos da leitura de um texto de Rubem Alves e propusemos uma dinâmica de grupo, com questões pré-elaboradas. É interessante ver que, mesmo em grupos distintos, os alunos dialogam e que as mesmas questões aparecem em diferentes salas de aula do país. Os alunos acreditam que haja motivação nos três saberes docentes destacados por Fiorentini (2005): o saber científico, o saber-fazer e o saber-ser. Para finalizar, ressaltamos ainda que a discussão apresentada neste trabalho não contribuiu apenas para reflexões por parte dos alunos, mas também para nós professores avaliarmos a nossa prática docente e o quanto estamos motivados a seguir nesta carreira.

 

This paper presents a reflection with pre-service mathematics teachers from two Brazilian public universities about motivation in the classroom. First, we suggest reading a text by Rubem Alves and propose a group dynamics with pre-elaborated questions. It is interesting to notice that students have the same issues in different classrooms in the country. Students believe there is motivation in the three teacher knowledges described by Fiorentini (2005). Finally, we emphasize that the discussion presented in this article led us to reflect on our teaching practice and motivation to follow this career, besides reflections from students.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julia Schaetzle Wrobel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Julia Schaetzle Wrobel é natural do Rio de Janeiro (RJ), doutora em Matemática Aplicada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2005), mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1998). É Professora da Universidade Federal do Espírito Santo desde 2006, onde trabalha principalmente com a Licenciatura em Matemática.  É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) - subprojeto Matemática e do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática (LEAMA) da UFES. Tem interesse em questões relacionadas à formação de professores que ensinam matemática.

Lhaylla dos Santos Crissaff, Universidade Federal Fluminense - UFF

Lhaylla Crissaff é doutora em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e bacharel em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense em Niterói-RJ, onde desde 2015 atua como vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância UFF/CEDERJ/UAB e do curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização, em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística. Tem interesse em temas da área de Ensino de Matemática, Educação a Distância e Uso de Recursos Computacionais no Ensino de Matemática.

Referências

ALVES, R. (2002). A arte de produzir fome. Sinapse. In: Folha de São Paulo, 29/10/2002, p.6. Disponível em http://goo.gl/JWB870. Acesso em 23 de março de 2016.

BARDIN, L. (2008). Análise de conteúdo. 19ª ed. Lisboa: Edições 70.

BRASIL (1998). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF.

BZUNECK, J. A. (2009). A motivação dos alunos: Aspectos Introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia moderna. 4ª ed. Petrópolis: Vozes. p.9-36.

CHARLOT, B. (2000). Da relação com o saber: elementos de uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

CUNHA, A. E. (2008). Afeto e Aprendizagem: amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak.

D’AMBRÓSIO, B, S. (1989). Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, SBEM. n.2, p.15-19.

FIORENTINI, D. (2005). A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação, PUC-Campinas. n. 18, p.107-115. Jun.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª ed. Campinas: Autores Associados. (Coleção formação de professores).

FREIRE, P. (1970) Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

_________. (1991) A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez.

HUBERMAN, M. (2000). O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, p.31-62.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. (2005). O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p.50-61.

NEVADO, R.; CARVALHO, M. J. S. MENEZES, C. S. (2007). (Organizadores) Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz.

PAPERT, S. A. (1994). máquina das crianças: repensando a sala de aula na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas.

PILLETI, N. (1985). Psicologia Educacional: motivação da aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: Ática.

POLYA, G. (1987). Dez mandamentos para professores. Revista do Professor de Matemática, n. 10, p.2-10.

SILVA, B. A. (1999). Contrato Didático. In: FALCÃO, J. T. R. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC. p.43-64.

SILVA, S. A. F. (2009). Aprendizagens de professoras num grupo de estudos sobre matemática nas séries iniciais. 2009. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Departamento de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

TARDIF, M. (2012). Saberes Docentes e Formação Profissional. 14ª edª Petrópolis: Vozes.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos