A fome de aprender e ensinar: um estudo com professores de matemática em formação <br> Starving to teach and learn: a study of pre-service mathematics teachers
Palavras-chave:
Motivação, Licenciatura Matemática, Ser professorResumo
O presente trabalho traz uma reflexão com alunos do curso de Licenciatura em Matemática de duas universidades públicas brasileiras sobre a motivação em sala de aula. Partimos da leitura de um texto de Rubem Alves e propusemos uma dinâmica de grupo, com questões pré-elaboradas. É interessante ver que, mesmo em grupos distintos, os alunos dialogam e que as mesmas questões aparecem em diferentes salas de aula do país. Os alunos acreditam que haja motivação nos três saberes docentes destacados por Fiorentini (2005): o saber científico, o saber-fazer e o saber-ser. Para finalizar, ressaltamos ainda que a discussão apresentada neste trabalho não contribuiu apenas para reflexões por parte dos alunos, mas também para nós professores avaliarmos a nossa prática docente e o quanto estamos motivados a seguir nesta carreira.
This paper presents a reflection with pre-service mathematics teachers from two Brazilian public universities about motivation in the classroom. First, we suggest reading a text by Rubem Alves and propose a group dynamics with pre-elaborated questions. It is interesting to notice that students have the same issues in different classrooms in the country. Students believe there is motivation in the three teacher knowledges described by Fiorentini (2005). Finally, we emphasize that the discussion presented in this article led us to reflect on our teaching practice and motivation to follow this career, besides reflections from students.
Metrics
Referências
ALVES, R. (2002). A arte de produzir fome. Sinapse. In: Folha de São Paulo, 29/10/2002, p.6. Disponível em http://goo.gl/JWB870. Acesso em 23 de março de 2016.
BARDIN, L. (2008). Análise de conteúdo. 19ª ed. Lisboa: Edições 70.
BRASIL (1998). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF.
BZUNECK, J. A. (2009). A motivação dos alunos: Aspectos Introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia moderna. 4ª ed. Petrópolis: Vozes. p.9-36.
CHARLOT, B. (2000). Da relação com o saber: elementos de uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
CUNHA, A. E. (2008). Afeto e Aprendizagem: amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak.
D’AMBRÓSIO, B, S. (1989). Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, SBEM. n.2, p.15-19.
FIORENTINI, D. (2005). A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação, PUC-Campinas. n. 18, p.107-115. Jun.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª ed. Campinas: Autores Associados. (Coleção formação de professores).
FREIRE, P. (1970) Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_________. (1991) A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez.
HUBERMAN, M. (2000). O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, p.31-62.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. (2005). O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p.50-61.
NEVADO, R.; CARVALHO, M. J. S. MENEZES, C. S. (2007). (Organizadores) Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz.
PAPERT, S. A. (1994). máquina das crianças: repensando a sala de aula na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas.
PILLETI, N. (1985). Psicologia Educacional: motivação da aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: Ática.
POLYA, G. (1987). Dez mandamentos para professores. Revista do Professor de Matemática, n. 10, p.2-10.
SILVA, B. A. (1999). Contrato Didático. In: FALCÃO, J. T. R. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC. p.43-64.
SILVA, S. A. F. (2009). Aprendizagens de professoras num grupo de estudos sobre matemática nas séries iniciais. 2009. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Departamento de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
TARDIF, M. (2012). Saberes Docentes e Formação Profissional. 14ª edª Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).